VOLTAR

Agricultura aprova cessão de terreno para parque em Rondônia

Agência Câmara - http://www2.camara.gov.br
12 de ago de 2011

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (10), o Projeto de Decreto Legislativo 2590/10, que concede o uso de um terreno de 181,7 mil hectares para que Rondônia implante o Parque Estadual de Corumbiara.

O parque já existe desde 1990, e a proposta apenas garante sua regularização fundiária, já que a União é proprietária do terreno, localizado nos municípios de Cerejeiras (RO) e Pimenteiras do Oeste (RO), na área de fronteira. O projeto foi apresentado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Produtividade pesqueira

O relator na Comissão de Agricultura, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), defendeu a aprovação da proposta com o argumento de que o parque é importante "do ponto de vista ecológico, por englobar área do pantanal do Guaporé, que influencia a produtividade pesqueira do rio Guaporé, e, com suas características de área periodicamente inundável, é hábitat de enorme quantidade de aves, répteis e mamíferos, inclusive com espécies ameaçadas de extinção".

Por se tratar de faixa de fronteira, o texto aprovado assegura o desenvolvimento, na área do parque, de ações das Forças Armadas e da Polícia Federal para garantir a defesa nacional e a segurança pública.

Tramitação
A proposta tramita em regime de prioridade e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e do Plenário.

Íntegra da proposta:

PDC-2590/2010 [http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=…]

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/MEIO-AMBIENTE/201064-AGRICUL…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.