VOLTAR

Agricultores reivindicam criação de reserva extrativista em Goiás

Envolverde/Agência Sebrae
18 de Jul de 2007

Eles querem criar um corredor verde no nordeste de Goiás e garantir trabalho e renda para famílias que colhem e beneficiam frutos do Cerrado

A presidente da Associação dos Produtores e Beneficiadores de Frutos do Cerrado (Benfruc), Giovanda de Souza Brandão, está envolvida na criação de uma área de preservação permanente no município de Damianópolis, no nordeste de Goiás, para o extrativismo de frutos do Cerrado. O governo federal deve negociar a área de 27 mil hectares com proprietários rurais e creio que até o fim deste ano o projeto seja concretizado.

Giovanda lembra que na área serão colhidos frutos do Cerrado, haverá plantio de mudas de cerca de 30 espécies dos frutos e será implantado um projeto de apicultura. Devemos explorar, de forma sustentável, tudo o que o bioma Cerrado nos permitir, inclusive aproveitando as sementes dos frutos para a confecção de peças artesanais, explica a presidente da Benfruc.

Com a implantação da reserva extrativista, Giovanda espera garantir o sustento do projeto de Aproveitamento Sustentável de Frutos do Cerrado, realizado desde 2005 pelo Sebrae em Goiás e parceiros como a Agência Rural de Estado de Goiás, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa Cerrado) e Fundação Banco do Brasil.

Atualmente, cerca de 360 pessoas, direta e indiretamente, participam do projeto que envolve moradores dos municípios de Damianópolis, Sítio d`Abadia e Mambaí. São trabalhadores rurais aumentando seus ganhos nas safras de frutos do Crrado, alguns chegam a fazer R$ 2 mil a cada produção, lembra Giovanda, que espera ter integradas mais duas localidades na ação: o município de Buritinópolis e o povoado de Branquinhas, do município de Posse. Assim, vamos construir um corredor verde para o desenvolvimento sustentável do nordeste Goiano, conclama a presidente da Benfruc.

Mulher Empreendedora 2006

Giovanda de Souza Brandão é vencedora do Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora 2006, na categoria coletiva, pela Rgião Centro-Oeste. O prêmio é oferecido pelo Sebrae às mulheres gestoras de ações bem-sucedidas no País e que sirvam de exemplo para quem deseja abrir um negócio próprio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.