VOLTAR

Aeroporto terá de passar por análise do Ibama

FSP, Cotidiano Especial, p. C5
27 de nov de 2008

Aeroporto terá de passar por análise do Ibama

O decreto assinado há seis dias pelo presidente Lula regulamentando a lei de proteção da mata atlântica obriga Minas a submeter ao Ibama o projeto do aeroporto que a Usiminas quer erguer nos limites do Parque Estadual do Rio Doce. A área, em Ipatinga (231 km de BH), é considerada a maior floresta tropical do Estado.
"Certamente a lei e o decreto serão acatados. Significa que o empreendimento não poderá ser licenciado, por estar localizado no bioma mata atlântica, sem anuência do governo federal", afirmou o secretário do Meio Ambiente do Estado, José Carlos Carvalho.
A aprovação pelo Ibama pode ser uma dificuldade a mais para a Usiminas. Cientistas e ambientalistas se opõem ao projeto, afirmando que vai prejudicar animais e criar ocupação desordenada na região próxima ao parque.
Embora o conselho consultivo do parque tenha dado aval à Usiminas para levar o projeto adiante com 17 condicionantes, Carvalho disse que a prioridade é achar outro local.
A Usiminas diz que o aeroporto não causará danos ambientais e terá áreas de proteção ao parque.

FSP, 27/11/2008, Cotidiano Especial, p. C5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.