VOLTAR

ADA terá R$ 440 milhões para a região

O Liberal-Belém-PA
23 de Out de 2002

A Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) terá R$ 440 milhões do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para aplicações na região no próximo ano. O montante foi anunciado ontem, durante a assinatura do contrato de gestão da agência para o próximo ano, em Brasília, pelo ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa; e pela diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), Teresa Cativo, no gabinete do ministro. O documento estabelece as metas que a agência tem a cumprir no período e fixa os instrumentos que o ministério utilizará para avaliar o desempenho da autarquia.
"O contrato de gestão tem por objetivo a implementação de políticas para criação dos instrumentos necessários ao desenvolvimento da Amazônia Legal", declarou Teresa Cativo, antes de informar que a ADA está completando sua instalação dentro do prazo compatível. A diretora-geral afirmou que agora trabalha para aprovar o regimento interno da instituição.
Outro objetivo do contrato de gestão é preparar a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Amazônia e o conjunto de projetos estruturantes a serem desenvolvidos até outubro do próximo ano.
As obrigações da ADA, segundo o contrato de gestão, envolvem a responsabilidade de gerenciar a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia, assegurando recursos para a realização de investimentos previstos na região, ao autorizar a contratação e liberar recursos do Fundo, auditar e avaliar os resultados da aplicação dos recursos, implementar estudos e pesquisas destinados à identificação de potencialidades e vulnerabilidades sócio-econômicas e ambientais e propor estratégias e ações compatíveis com o espaço regional.
Hoje, Teresa Cativo estará no Rio de Janeiro para duas audiências no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em Brasilia, o diretor da ADA Pepeu Garcia participa de reunião no Ministério da Integração Nacional para discutir assuntos relativos ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Seminário - A quinta edição do seminário "ADA, Missão Institucional e Possibilidades de Atuação" será realizada em Macapá, no dia 14 de novembro, com a presença do ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa. Entre os temas a serem abordados estão o modelo de gestão e base instrumental da agência, as potencialidades e vantagens competitivas do Amapá e a regulamentação e perspectivas do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia. O seminário vai coincidir com a sexta edição da Rodada Internacional de Negócios de Madeira e Móveis da Amazônia (Equinócio), que tem por finalidade aproximar grandes e médias empresas compradoras estrangeiras das empresas brasileiras exportadoras, promovido pelo Sebrae do Amapá.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.