VOLTAR

Ações de saúde realizadas pela Funasa são destacadas em reunião da Cisi

Funasa
26 de Mar de 2008

A Comissão Intersetorial de Saúde do Índio (Cisi) realizou, nesta quinta-feira (26/3), uma reunião para avaliação das Ações de 2008 e Planejamento das Ações do Biênio 2008/2009. O encontro, que teve lugar no Hotel Nacional, em Brasília, contou com a presença do presidente da Funasa, Danilo Forte; da coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão de Minorias e Povos Indígenas, Deborah Duprat; e dos integrantes da Cisi.

Na oportunidade, Forte destacou a contribuição da Funasa na melhoria dos indicadores de saúde indígena. "Podemos citar, como exemplo, a redução no coeficiente de incidência de tuberculose pulmonar bacilífera, com decréscimo de 51,59% no período de 2000 a 2007", citou. O presidente da Funasa ressaltou, também, as parcerias que a Funasa vêm realizando com diversos órgãos, como as Forças Armadas, que vão colaborar nas ações que serão desenvolvidas no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Vale do Javari. "Com o apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica, intensificaremos a atuação no Vale de Javari, otimizando as atividades prejudicadas, em grande parte, pelas dificuldades geográficas da região", frisou.

A coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão de Minorias e Povos Indígenas, Deborah Duprat, por sua vez, reiterou a afirmação de Forte. "Quero aproveitar e fazer um registro muito positivo sobre as medidas que a Funasa vêm tomando com relação às ações de controle da saúde indígena", afirmou. Duprat também citou o comprometimento da Funasa em garantir as reuniões da Cisi. "Há muito tempo essas reuniões não eram realizadas com a freqüência devida, como vêm sendo feitas, desde que a Funasa assumiu esse compromisso", comemorou.

Durante o encontro também foram discutidas as deliberações da 13ª Conferência Nacional de Saúde e da Portaria no 14 de 8 de janeiro de 2008, que dispõe sobre a criação do Grupo de Trabalho Tripartite para o monitoramento da implantação e implementação das disposições previstas na Portaria no 2.656/GM, de 17 de outubro de 2007. O Grupo de Trabalho instituído é composto por representantes do Ministério da Saúde, do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), do Ministério da Justiça e da Funai.

Participaram, ainda, da reunião da Cisi, o secretário-executivo da Funasa, Josenir Nascimento, o diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka, o diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Depin), José Menezes Neto, a procuradora geral da Funasa, Thelma Suely Faria Goulart, além de representantes da Funai, Ana Maria Costa, da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), Andrey Moreira Cardoso, da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Carla Costa Teixeira, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Clóvis Adalberto Boufleur, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Roberto Liebgott e do Fórum Permanente de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena, Valdenir Andrade França.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.