VOLTAR

Acaba incêndio no parque da Serra do Cipó, em MG

FSP, Cotidiano, p. C8
25 de Ago de 2007

Acaba incêndio no parque da Serra do Cipó, em MG

Renata Baptista
Da agência Folha

Depois de quase cem horas de incêndio, o fogo que consumia o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho (90 km de Belo Horizonte), foi apagado anteontem.
Cerca de 5.000 hectares foram queimados, o que representa cerca de 15% dos 33.800 hectares do parque (um hectare equivale a 10 mil m2).
Desde a tarde de domingo, o Corpo de Bombeiros, equipes do IEF (Instituto Estadual de Florestas), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e voluntários trabalhavam para conter os focos de incêndio no parque nacional.
As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Segundo a direção do Parque Nacional da Serra do Cipó, há a possibilidade de o fogo ter sido ateado criminalmente na área e ter se espalhado rapidamente devido à baixa umidade relativa do ar e às altas temperaturas que atingem a região.

Outros focos
De acordo com o IEF, quatro parques estaduais também foram atingidos por focos de incêndios esta semana - Biribiri (Diamantina), Serra do Rola Moça (Brumadinho), Serra do Intendente (Conceição do Mato Dentro) e Serra do Cabral (Buenópolis).
Somando os estragos dos focos de incêndio nos quatro parques, quase 1.200 hectares foram queimados.
Minas Gerais já registrou 1.038 focos de queimada em agosto. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil, 33 municípios decretaram estado de emergência devido à seca e estiagem. Outros 15 já tiveram o pedido homologado e podem receber recursos do governo estadual.

FSP, 25/08/2007, Cotidiano, p. C8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.