VOLTAR

Abril Indígena vai analisar a situação dos direitos dos índios no Brasil

ISA
12 de Abr de 2008

O Acampamento Terra Livre, evento central do Abril Indígena, em sua quinta edição, será instalado nesta terça-feira, 15 de abril, e ficará montado até quinta-feira, 17 de abril. Para apresentar a programação e fazer um balanço da situação dos direitos indígenas a partir das realidades vividas pelos povos, haverá uma entrevista coletiva à imprensa, que será realizada dia 15/4 (terça-feira), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, às 10h30.

Cerca de 800 indígenas de todo o país devem se reunir no Acampamento Terra Livre entre os dias 15 e 17 de abril, evento principal do Abril Indígena, conjunto de manifestações indígenas que ocorre no mês de abril, e que está em sua quinta edição. O tema central do evento será a análise da situação dos direitos indígenas e da política indigenista no Brasil, no contexto dos 20 anos da Constituição Federal. Serão priorizadas as discussões sobre a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas (paralisado no Congresso há mais de 13 anos)e sobre a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista.

Outro objetivo será avançar na consolidação da articulação do movimento indígena nacional para aprimorar o controle social das políticas públicas voltadas aos povos indígenas.

Eixos temáticos

Durante a apresentação da programação, serão também detalhados os eixos temáticos do Acampamento: saúde indígena; territórios indígenas (demarcação, proteção, desintrusão e sustentabilidade); educação indígena; regulamentação dos direitos indígenas (Conselho Nacional de Política Indigenísta, Estatuto dos Povos Indígenas e matérias correlatas); e violência e criminalização contra os povos indígenas.

A coletiva está marcada para as 10h30, desta terça-feira, 15 de abril, na Esplanda dos Ministérios. Ali estarão:

:: Marcos Xukuru - integrante da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI)

:: Uilton Tuxá - Representante indígena no Conselho Nacional de Saúde/ Coordenador da Apoinme (Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo)

:: Joênia Wapichana - CIR (Conselho Indígena de Roraima)

:: Jecinaldo Sateré-Mawé - Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira)

:: Saulo Feitosa - Cimi/CNPI (Conselho Indigenista Missionário e Comissão Nacional de Política Indigenista)

:: Gilberto Azanha - CTI/CNPI (Centro de Trabalho Indigenista / Comissão Nacional de Política Indigenista)

:: Raul Telles do Valle - ISA (Instituto Socioambiental)

O Acampamento Terra Livre é organizado pela Articulação dos Povo Indígenas do Brasil - Apib (Coiab, Apoinme, Arpinsul e Arpipan) e pelo Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas - FDDI (Coaib, Apoinme, CIR, Foirn, CTI, Cimi, Inesc, Isa, CCPY, Anai, ABA e Opan).

Contatos

Paulino Montejo (Coiab)-(61) 3323.5068/9952.4583

comunicacao@coiab.com.br

ascomcoiab@terra.com.br

Marcy Picanço (Cimi) - (61) 2106-1650/9979-7059

imprensa@cimi.org.br

Clarissa Tavares (Cimi) - (61) 2106-1650/9979-6912

editor.porantim@cimi.org.br

Edvard Magalhães (CTI) - (61) 3349-7769/8114-0932

comunicacao@trabalhoindigenista.org.br

Katiuscia Nóra Sotomayor (ISA) - (61) 3035-5114

katiuscia@socioambiental.org.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.