VOLTAR

Abertas as inscrições para o V Jogos dos Povos Indígenas do Ceará

Governo do Estado do Ceara - www.ceara.gov.br
01 de Ago de 2008

As inscrições para a quinta edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, realizada pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), conta com apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, seguem até o dia 18 de agosto. A expectativa é que mais de 700 índios participem do evento.

Este ano, as competições serão realizadas no município de Monsenhor Tabosa, a 306 Km de Fortaleza, de 28 a 31 de agosto. Ao todo, 10 etnias de 12 municípios irão promover o congraçamento entre os povos indígenas, por meio do incentivo à prática de esportes indígenas tradicionais.

As disputas acontecem anualmente nas seguintes modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de lança, Cabo de Guerra, Corrida de Tora, Futebol, Queda-de-braço e Triathlon Revezado. A abertura será realizada na quinta-feira (28), às 18h, no estádio municipal de Monsenhor Tabosa. O V Jogos dos Povos Indígenas do Ceará tem por objetivo fomentar o resgate, a proteção e o incentivo às identidades culturais e manifestações esportivas de criação indígena.

REUNIÃO - No próximo dia 18, às 10 horas, na Secretaria do Esporte, acontecerá o congresso técnico para acertar detalhes sobre os Jogos dos Povos Indígenas do Ceará. O endereço é: Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, Cambeba.

Dez etnias de 12 municípios participarão do evento:

- Tremembé: Itarema e Itapipoca

- Tapeba: Caucaia

- Pitaguary: Maracanaú e Pacatuba

- Potiguara: Tamboril, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente e Cratéus

- Tabajara: Crateús e Quiterianópolis

- Jenipapo Kanindé: Aquiraz

- Kanindé: Aratuba

- Tabajarakalabaça: Poranga

- Anace: Caucaia

- Kariri: Crateús

Assessoria de Imprensa da Sesporte:

Ívila Bessa (ivila@esporte.ce.gov.br - 3101.4415/ 87321976)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.