VOLTAR

Reforma da Maloca de Itacoatiara

Autor: Instituto Socioambiental - ISA

Localizada na comunidade de Itacoatiara, em São Gabriel da Cachoeira (AM), a Maloca de Itacoatiara é conhecida como "Casa do Conhecimento". A maloca é um ponto de cultura indígena muito importante uma vez que a cidade, apesar de ter como maioria a população indígena, não conta com espaços para a socialização de conhecimentos como danças, cantos e produção de artesanatos. A maloca é também um dos principais locais em São Gabriel da Cachoeira para a realização de festas tradicionais.

Sua construção foi concluída em 2007. Agora, a reforma da maloca se faz urgente. A palha "bussu" que cobre o telhado começou a quebrar, fazendo buracos no teto. Esta palha não está disponível próximo à comunidade, sendo necessário viajar às comunidades de origem, no rio Ayari, afluente do rio Içana, para coletá-la. Os esteios que sustentam a estrutura estão comidos por cupins, ameaçando cair. Um dos travessões inclusive caiu, interditando parte da maloca. O piso batido de terra está com buracos devido às gotas de chuva, prejudicando o uso do espaço.

O objetivo deste projeto é mobilizar, por e-mail e redes sociais, apoiadores para financiar a reforma da maloca. Foi criado um endereço de e-mail (malocaitacoatiara@gmail.com) e uma página no Facebook (Maloca Itacoatiara), além de uma conta específica no Banco do Brasil (Luzia Inácia, Ag 1136-3, Cp 26.621-3 variação 51), para divulgar a campanha e receber as contribuições. Contamos com seu apoio!

Ficha técnica do vídeo:

Imagens: Daniel Klajmic/Pródigo Filmes
Edição: Kiko Ferrite
Fotos: Rogério Assis/ISA, Hans Denis/Flow Images, Adeilson Lopes/ISA
Trilha: Luis Laureano e Mário Laureano, flautas japurutu.
Assessoria: Renato Martelli/ISA