Autor: Instituto Socioambiental - ISA
Inscreva-se no
nosso canal
A #Covid19 parou todas as atividades, menos a que mata os #Yanomami. No território indígena, mais de 20 mil garimpeiros levam para a floresta o vírus que pode dizimar aldeias. Eles exigem: #ForaGarimpoForaCovid e #DesintrusãoJá!
Estudo do ISA feito em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra que 40% dos indígenas que vivem próximo a garimpos na Terra Indígena Yanomami podem ser contaminados com a #Covid19. Uma tragédia anunciada!
Os milhares de garimpeiros, entrando e saindo ilegalmente do território, levam o vírus para a floresta e colocam em risco a vida de um povo inteiro. A doença já provocou três mortes entre os Yanomami e há outras dezenas de casos confirmados entre os Yanomami e Ye’kwana. Saiba mais: https://isa.to/2Y7YVKP
Para evitar uma catástrofe de repercussão mundial, o Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana lançou a campanha #ForaGarimpoForaCovid. O governo precisa fazer a desintrusão do território e retirar os invasores do território! Só assim os indígenas poderão fazer o isolamento e afastar o perigo da #Covid19. Faça sua parte: foragarimpoforacovid.org
Vamos debater esse contexto de calamidade e o lançamento da campanha num #AoVivo com a presença de:
Dario Kopenawa: Vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, onde atua ao lado de seu pai, Davi Kopenawa, na defesa dos direitos de seu povo e proteção da integridade do território. Dario é da aldeia Xamani, situada na porção do Estado do Amazonas da Terra Indígena Yanomami. Hoje é o principal porta-voz dos Yanomami no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Marcos Wesley: Indigenista, atua há 22 anos com os Yanomami, nas áreas de Educação Escolar Indígena, Fortalecimento Cultural e Economia da Floresta. Sócio do ISA e da organização Wataniba, que atua com os Yanomami na Venezuela.
Alcida Rita Ramos: Professora Emérita da Universidade de Brasília e Pesquisadora Sênior do CNPq. Trabalhou como etnógrafa com os Sanumá do norte de Roraima, e, posteriormente, como membro de equipes médicas que combatiam a malária disseminada por dezenas de milhares de garimpeiros invasores.
Antonio Oviedo: Doutor em desenvolvimento sustentável pela UnB com experiência profissional em sistemas socioecológicos. Pesquisador associado em mudanças climáticas para a Rede Clima (INCT-UnB). Atua em projetos de pesquisa voltados para pequenos agricultores e famílias rurais da Amazônia, que interagem com mercados de commodities, políticas de desenvolvimento e mudanças climáticas. Atualmente, é pesquisador em monitoramento territorial no ISA.
Mediação do jornalista Leão Serva.
Assine o canal do ISA para ser notificado!
A campanha #ForaGarimpoForaCovid é uma iniciativa do Fórum de Lideranças Yanomami e Ye'kwana e das seguintes organizações: Hutukara Associação Yanomami (HAY), Associação Wanasseduume Ye'kwana (SEDUUME), Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma (AMYK), Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima (TANER) e Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA).
A campanha conta com o apoio de: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Instituto Socioambiental (ISA), Survival International, Greenpeace Brasil, Conectas Direitos Humanos, Anistia Internacional, Rede de Cooperação Amazônica (RCA), Instituto Igarapé, Rainforest Foundation US e Rainforest Foundation Noruega.