Agora MS - www.agorams.com.br
05 de Ago de 2008
Em entrevista ao programa Noticidade (FM Cidade), o deputado estadual Youssif Domingos (PMDB), líder do governo na Assembléia Legislativa, afirmou que é fácil conciliar o interesse dos ruralistas e dos índios em relação à demarcação de área indígena. "Basta iniciar um amplo diálogo entre as duas partes envolvidas. O que não pode acontecer é a violação ao direito de propriedade e privar os proprietários rurais de seus bens sem o devido processo legal", diz.
Youssif informou que o governador André Puccinelli (PMDB) entregará uma carta ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, relatando o clima de insatisfação dos produtores rurais em relação às demarcações de terras indígenas.
Por meio de Portaria, a Fundação Nacional do Índio (Funai) determinou a realização de estudos antropológicos em 26 municípios de Mato Grosso do Sul para identificar terras ocupadas por índios da etnia Guarany Kaiwá. O resultado dos estudos técnico e histórico originará os locais a serem demarcados como território exclusivo para ocupação dos indígenas.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.