VOLTAR

Yawanawas fazem equipe da Funasa prisioneira em aldeia no rio Gregório

Pagina 20
27 de Fev de 2007

Uma equipe composta de seis servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi detida ontem na aldeia Esperança, do povo yawanawa, localizada no rio Gregório, no município de Tarauacá.

Os índios reclamam do tratamento que vêm recebendo por parte da Funasa e pedem que a instituição apresente retratação para as comunidades indígenas e reveja sua política de saúde para com elas.

De acordo com Biraci Brasil Yawanawa, representante da tribo, os servidores da Funasa não estão sofrendo qualquer tipo violência e garantem que estão sendo bem tratados. "A aldeia Esperança é um local bem estruturado, por isso tenho certeza de que eles não estão passando qualquer privação", afirmou Biraci.

De acordo com a liderança yawanawa, o tratamento que os índios vêm recebendo no que se refere à saúde é precário e, em muitos casos, até preconceituoso. Biraci alega que as equipes que atuam nas aldeias demonstram desinteresse em realizar os tratamentos adequados às enfermidades que lhes afligem. "Nessa época do ano a gente sofre muito com diarréia e outras doenças, mas não vemos que o pessoal da Funasa esteja interessado em resolver os problemas", queixou-se.

Biraci cita como exemplo o caso de duas crianças que se encontram enfermas na aldeia. Ele diz que uma enfermeira teria passado um rádio, ainda no sábado, pedindo que elas fossem removidas para um hospital, mas até a tarde de ontem nenhuma providência havia sido tomada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.