VOLTAR

Yanomanis estão Ameaçados de extinção, sem um parque

Folha de São Paulo - São Paulo, SP
02 de set de 1979

Cerca de dois mil índios de diversas etnias morreram por epidemias ou conflitos desde o incio da construção da Perimetral Norte.
As organizações brasileiras Laicas se reunirão em Brasília a fim de propor alguma alternativa de politica indigenista do Estado, sendo a questão dos Yanomami, uma das pautas principais.
A Notícia aborda ainda como a região é tratado pelo governo, desde vista como um vazio demográfico á total falta de planejamento ou cuidado com os indígenas e a floresta, na construção da perimetral Norte realizada pela Camargo Correa.
Alem de várias outras informações sobre o histórico de contato, se discorre sobre a argumentação da questão acerca do desenho da terra indígena, fragmentada ou contínua. A fragmentação em ilhas de florestas , traria o esgotamento dos recursos necessários a manutenção da vida aos Yanomami e o consequente colapso de seu sistema de reprodução social.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.