VOLTAR

Yanomamis recebem ajuda da Zurich para alimentação especial e cuidados médicos

Zurich - https://www.zurich.com.br/pt-br/a-zurich/imprensa-e-noticias/press-releases/2023
18 de Abr de 2023

Yanomamis recebem ajuda da Zurich para alimentação especial e cuidados médicos

18 de abril de 2023

Através de doação, seguradora fornecerá refeições que respeitam a tradição dos Yanomamis, filtros para ajudar no provimento de água potável e equipamentos para instalação de posto médico, que deve permanecer em Surucucu por, no mínimo, seis meses

A situação de emergência em saúde pública vivida pelos Yanomamis - e decretada pelo Governo Federal - comoveu todo o país e motivou uma onda de solidariedade para ajudar os indígenas. A Seguradora Zurich se uniu a este movimento e fez um aporte de R$ 337 mil a partir de um fundo de catástrofes montado pela companhia em dezembro de 2022, com o objetivo de auxiliar comunidades em situações de calamidade pública no Brasil até setembro de 2023.

A expectativa é que a doação da Zurich impacte positivamente mais de 4 mil indígenas. Com relação à alimentação, o foco foi oferecer opções que respeitem a tradição alimentar dos Yanomamis. Por isso, foram adquiridas refeições desidratadas e altamente nutritivas, que têm o peixe de rio como ingrediente principal. Além disso, há o fornecimento de mingau, alimento muito consumido entre as crianças.

"Essa frente foi estruturada com muito cuidado, buscando desenvolver uma fonte de alimento que fosse adequada aos costumes dos Yanomamis e pudesse garantir a segurança alimentar da população, até que seja possível para eles retomarem a agricultura de subsistência", explica Ana Matta, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Seguradora Zurich.
Os recursos doados pela Zurich também foram utilizados para a compra de filtros portáteis que transformam água contaminada em água potável, purificando aproximadamente 5 mil litros de água por dia. Os filtros podem ser instalados em caixas d'água para uso coletivo e já são utilizados pelos Yanomamis do Amazonas.

Além disso, serão adquiridos equipamentos médico-hospitalares essenciais para o estabelecimento de um polo de atendimento médico aos indígenas em Surucucu, cuja instalação foi aprovada pelo Governo Federal e será operacionalizada pelos Expedicionários da Saúde (EDS). Os recursos custearão barracas que servirão como alojamentos, cozinha, banheiros, pontos de comunicação e postos de atendimento, além de equipamentos como como macas, cadeira de rodas, carrinhos de parada, desfibriladores, bombas de infusão para medicação, entre outros, que ajudarão no atendimento à população.

"Os Yanomamis estão sofrendo de desnutrição e doenças como malária, diarreia, verminoses, entre outras, que quando não tratadas, podem até levar à morte. Por isso, essa frente de saúde é muito importante", opina Ana. "Como as expedições pela floresta para atendimento aos povos indígenas da Amazônia ocorrem de maneira contínua e recorrente, a compra dos equipamentos apoiará o trabalho de cuidado a essa população para além dos seis meses em que o polo de atendimento deve ficar instalado em Surucucu", pontua.

O aporte da Zurich foi realizado junto ao Movimento União BR e ao Instituto da Criança, parceiros sociais da companhia que já atuaram em outras doações do fundo de catástrofes - foram mais de 18 mil pessoas apoiadas após as chuvas nos estados da Bahia e de Minas Gerais, com quase meio milhão de reais doados de dezembro de 2022 a março de 2023.

Eles foram os responsáveis por fazer o levantamento das necessidades do povo Yanomami e direcionar os recursos da empresa, a partir do mapeamento das demandas prioritárias junto a Rede Interinstitucional, criada com a participação de organizações sociais da região, como os Expedicionários da Saúde e o Instituto Socioambiental (ISA), além de órgãos competentes como a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), entre outros.

Sobre a Seguradora Zurich
A Seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado. Saiba mais em www.zurich.com.br.

O Zurich Insurance Group (Zurich) é um segurador líder multilinha que serve tanto pessoas físicas como empresas em mais de 200 países e territórios. Fundada há mais de 150 anos, a Zurich vem transformando o setor segurador. Além de fornecer proteção por meio dos seguros, a Zurich disponibiliza cada vez mais serviços de prevenção, como por exemplo os serviços que promovem o bem-estar e os que reforçam a resiliência climática. O Grupo Zurich tem cerca de 60 mil colaboradores e tem sede em Zurique, na Suíça. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está cotado na SIX Swiss Exchange e tem um programa de American Depositary Receipt (ZURVY) de nível I, que é negociado livremente no OTCQX. Mais informações disponíveis em www.zurich.com.

Informações para a Imprensa - Conteúdo Comunicação
imprensa.zurich@conteudonet.com
Cláudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com) - cel.: 11 99945-7005
Paulo Florêncio (paulo.florencio@conteudonet.com) - cel.: 11 9 8564-3218
Letícia Gouveia (leticia.gouveia@conteudonet.com) - cel.: 11 96432-4233
Sueli Santos (sueli.santos@contedounet.com) - cel.: 11 99491-6789

https://www.zurich.com.br/pt-br/a-zurich/imprensa-e-noticias/press-rele…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.