VOLTAR

Yanomami, há garimpeiros, de novo, na rica terra dos yanomamis, em Rondônia. Apesar das ordens de Brasilia

Jornal da Tarde - São Paulo,SP
26 de Set de 1979

Os Yanomami constituem o maior povo indígena do Brasil em população. Junto com a população da Venezuela, estes somam em 1979 16 mil habitantes.
As consequências do garimpo são arrebatadoras para os índios, a entrada de garimpeiros lhes trouce diversos tipos de doenças, violência, abuso sexual, alcolismo e conflitos obrigaram o governo fechar a área para o garimpo em 1977.
Porem,há rumores que o governo de Roraima volta a abrir a serra do Surucucu para o garimpo de cassiterita, mesmo sem a autorização do ministério do interior.
O Presidente da Funai. Adhemar Ribeiro da Silva prometeu se demitir caso o garimpo voltasse á região, e enquanto analisam a proposta de demarcação da Terra Indígena, A mesma avalia transformar a área em reserva mineral, que só poderá ser explorada quando fosse indispensável para o Brasil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.