VOLTAR

Xucurus reivindicam R$ 10 milhões para indenizar invasores

Jornal do Commércio-Recife-PE
13 de Fev de 2003

O cacique Marcos Luídson e entidades ligadas à garantia dos direitos humanos fecharam, na tarde de ontem, o plano de segurança para tentar acabar com os conflitos na reserva Xucuru, em Pesqueira, com 27,5 hectares e 23 aldeias. De acordo com o documento, que será entregue na próxima semana ao ministro da Justiça, Márcio Tomaz Bastos, as lideranças
xucurus reivindicam R$ 10 milhões.

"A proposta é para que o Governo Federal retire todos os invasores da reserva. A verba solicitada será para indenizar os invasores que fizeram bem-feitorias de boa-fé dentro da reserva", explicou o vice-presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Saulo Feitosa.

As lideranças xucurus não aceitam a instalação de uma base de segurança da Polícia Federal (PF) na área indígena, como foi sugerida pelo superintendente da PF em Pernambuco, Wilson Damásio. Na plano de segurança, eles cobram que, depois da retirada de todos os invasores,
o Governo Federal instale guaritas nas entradas da reserva.
"A vigilância seria feita pelos próprios índios. Na verdade, eles estão querendo guaritas para controlar a entrada de pessoas na reserva", explicou Saulo.

A Assembléia Legislativa de Pernambuco está articulando uma audiência pública para tratar dos episódios envolvendo os xucurus.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.