VOLTAR

Xucurus de 2 tribos brigam por terra

Jornal do Commércio-Manaus-AM
23 de Abr de 2002

Índios da comunidade Xucuru de Cimbres, localizada no município de Pesqueira, vieram ontem ao Recife pedir a intervenção da Procuradoria Geral da República para retirar de suas terras cerca de 50 índios da tribo Xucuru de Ororubá. Em novembro do ano passado, os xucurus se dividiram e desde então vivem em conflito.
O líder do conselho interno dos xucurus de Cimbres, Expedito Alves, o Biá, disse que, por orientação da Procuradoria da República, o impasse será solucionado pela administração regional da Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo ele, os invasores estão impedindo os xucurus de Cimbres de fazerem plantações.
A separação dos xucurus, segundo Biá, ocorreu porque as aldeias de Cimbres, Cajueiro e Guarda eram sempre excluídas dos projetos de beneficiamento destinados à comunidade Xucuru de Ororubá. "Tudo ia para a família do cacique Marcos Luídson", disse. O cacique Marquinhos é filho do cacique Francisco de Assis Araújo, o Chicão, assassinado no dia 20 de maio de 1998. Chicão era ferrenho defensor das terras de sua tribo.
SEPARAÇÃO - No começo do ano passado, os xucurus de Cimbres conseguiram, com o Governo do Estado, o calçamento de um quilômetro de estrada, ligando as três aldeias à PE-119. De acordo com Biá, o fato desagradou os xucurus de Ororubá. No dia 5 de setembro, eles se desligaram oficialmente da tribo e no dia 15 do mesmo mês um grupo de xucurus de Ororubá invadiu a aldeia de Cimbres.
A tribo Xucuru de Cimbres tem hoje 1.700 índios divididos em seis aldeias. Também passaram a fazer parte da tribo as aldeias Curral Velho, Santa Rita e parte de Cana Brava.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.