VOLTAR

X Assembléia Xukuru de Ororubá

Índios Online - http://www.indiosonline.org.br/
Autor: Alex Pankararu e Graciela Guarani
19 de Mai de 2010

Desde do dia 17 á 20 de maio de 2010, esta sendo realizado na aldeia Cajueiro no Povo Xukuru de Ororubá,mucipio de Pesceira-PE, a X Assembléia Xukuru de Ororubá, cujo tema é Preparando Território para Acolher as Novas Gerações.

Neste evento esta tendo a participação das 24 aldeias, que compõe o povo Xukuru e também tem representantes dos povos indígenas Guarani-Ñandeva, Potiguara, Pankararu e Truká, entre as entidades que se faz presente estão, CIMI - Conselho Indigenista Missionário, CCLF - Centro de Cultura Luiz Freire, Rede de Comunicação Índios On-line, UFPB - Universidade Federal da Paraiba, entre outros, totalizando um numero de aproximadamente 500 participantes.

Neste ano como o tema é voltado ao publico jovem, as lideranças e organizadores do evento tem como meta incentivar os jovens elaborarem encaminhamentos, onde eles possam expor seus anseios e disponibilidades no movimento sócio - político - sustentável do povo Xukuru, para que assim as lideranças juntamente com os jovens de desenvolvam um mecanismo para buscar melhorias na qualidade de sobrevivência de seu povo.

As espectativas por parte das lideranças e organizadores do evento são muito grande, até porque os jovens Xukuru são bastante atuantes no movimento do seu povo. Mas a assembléia não é só formada por objetivos e expectativa, também é um espaço de grande aprendizado, socialização e afetividade mutua entre os participantes, e desde que foi criada no ano de 2000 para celebrar o 1o ano da morte do grande cacique Chicão Xucuru, ela vem até a sua X edição com muita luta e esforço do povo Xukuru de Ororubá, que serve de exemplo de organização para outros povos.

http://www.indiosonline.org.br/novo/?s=x+assembleia+xukuru&input.x=29&i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.