VOLTAR

WWF-Brasil promove Seminário de Atualização sobre Biodiversidade

WWF - www.wwf.org.br
31 de Ago de 2010

O WWF-Brasil promove de 1 a 2 de setembro, em São Paulo, o terceiro 'Seminário de Atualização para Jornalistas sobre Biodiversidade'. O encontro irá gerar debates com representantes dos ministérios do Meio Ambiente e de Relações Exteriores, Superior Tribunal de Justiça, e de instituições de pesquisa, além dos jornalistas convidados.

O objetivo do evento é prover informações sobre os desafios para a conservação da biodiversidade e, ainda, analisar como o Brasil está inserido nas políticas globais sobre o meio ambiente. "O seminário pretende analisar esses temas em contextos diferenciados e promover debates sobre assuntos ligados à diversidade biológica, ecossistemas e economia no Ano Internacional da Biodiversidade", explica Denise Hamú, secretária-geral do WWF Brasil.

A agenda antecipará discussões em um ano em que serão realizados outros eventos mundiais de grande importância para a área. Um deles é o lançamento no Brasil, em 9 de setembro, do estudo completo sobre a Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (TEEB The Economics of Ecosystems and Biodiversity). O estudo consiste em um diagnóstico com avaliações sobre o valor econômico da biodiversidade e uma série de relatórios aplicados, destinados a tomadores de decisão, governos e políticas públicas, empresas e negócios e cidadãos.

Em setembro acontece ainda a Sessão Especial sobre Biodiversidade da Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), quando líderes mundiais deverão ter em pauta temas relacionados à biodiversidade. E, por fim, a CoP-10/CDB, que acontecerá em Nagóia, no Japão, de 18 a 29 de outubro, quando provavelmente serão aprovados o Plano Estratégico 2011-2020, o protocolo sobre repartição dos benefícios advindos do uso dos recursos genéticos e a revisão do Programa de Trabalho sobre Áreas Protegidas.

"Acreditamos ser de fundamental importância dialogar sobre perdas, metas e soluções para biodiversidade com a imprensa, bem como discutir a importância e as dificuldades em tratar os temas nas mídias brasileiras e internacionais", explica Denise Hamú.

Seminário de Atualização para Jornalistas sobre Biodiversidade
Quando: 1 e 2 de setembro de 2010
Local: Hotel Tulip Inn Interative Flat, Rua José Maria Lisboa, 555 - Jardins, em São Paulo

Mais informações sobre o seminário, como a programação completa, o perfil dos participantes e recomendações de leitura sobre biodiversidade, em www.wwf.org.br/seminario2010.

http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?25…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.