VOLTAR

Wickbold Adere Ao Selo Origens Brasil® Para Atestar O Uso De Castanha-Do-Pará Sustentável Na Produção De Pães

Segs - http://www.segs.com.br/demais
29 de Mar de 2016

Wickbold Adere Ao Selo Origens Brasil® Para Atestar O Uso De Castanha-Do-Pará Sustentável Na Produção De Pães

Lançado no último dia 22 de março, o selo identifica empresas que utilizam matéria-prima de origem sustentável em seus produtos
Origens Brasil® é uma iniciativa inédita desenvolvida pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e pelo ISA (Instituto Socioambiental), que busca valorizar e dar transparência às cadeias produtivas do agroextrativismo, assegurando sua rastreabilidade e procedência, relações comerciais éticas e mais justas com os produtores, ajudando o consumidor a identificar as empresas que respeitam, em suas práticas comerciais, os Territórios de Diversidade Socioambiental Brasileiros.
Desde 2015, a Wickbold compra 100% da produção de castanha-do-Pará disponível rastreada pelo Origens Brasil® produzida no Xingu - na Amazônia - para elaborar o Pão Grão Sabor Castanha-do-Pará e Quinoa. A partir de hoje, conscientizará seus consumidores sobre essa ação por meio do selo Origens Brasil®, que estará presente em todas as embalagens dos respectivos produtos, com um QR Code informativo. Ao ser escaneado pelo telefone celular, o leitor baixa automaticamente informações sobre a iniciativa, a história dos produtores envolvidos na produção e sobre o território de origem, o Xingu.
Além de promover a conservação ambiental, o selo valoriza e reconhece o baixo impacto gerado pelas atividades extrativistas no local, onde mais de 400 pessoas foram beneficiadas com esse comércio justo. "A parcela de castanhas produzidas pela comunidade do Xingu ainda é pequena se comparada à quantidade utilizada atualmente na elaboração dos pães Grão Sabor, mas nosso objetivo é seguir com o projeto, comprando o total de matéria-prima que possa ser entregue pela região", afirma Fabio Medeiros, presidente da Wickbold.
Segundo o Imaflora, a primeira região reconhecida pelo selo é o Território do Xingu, por ter 26 milhões de hectares que se estende pelos biomas Amazônia e cerrado, e que abriga aproximadamente 16.000 pessoas, sendo populações extrativistas e povos indígenas. São 27 etnias, que falam 27 idiomas, com um conhecimento incomensurável sobre os recursos naturais. Todas elas cumprem um importante papel de proteger grandes extensões de florestas de práticas predatórias e desmatamento, prestando um importante serviço para o Brasil e para o mundo.
Para a Wickbold, a parceria é um marco na história da empresa, que preza pela responsabilidade social em toda sua cadeia produtiva, com o objetivo de entregar aos seus consumidores não apenas produtos saudáveis e saborosos, mas também sustentáveis. "Além de valorizar os produtos da floresta, sem danificar o meio ambiente, com relações comerciais éticas e equilibradas, entendemos que a iniciativa, realizada e monitorada permanentemente pelo Imaflora e o ISA, promove o crescimento da comunidade local sem que sua cultura se perca. Uma realidade que é muito importante para nós", finaliza Medeiros.
Por meio do Origens Brasil®, os produtores extrativistas e indígenas do Xingu passam a ter renda, trabalho, qualidade de vida e um melhor relacionamento com todos os envolvidos nas atividades produtivas da região.
Sobre a Wickbold
Com 78 anos de atuação no setor de panificação, a Wickbold tem capital 100% nacional e está entre as três maiores fabricantes de pães industrializados do país. A marca detém a liderança no segmento de pães especiais, que inclui as linhas Grão Sabor, Estar Leve e Estar Bem (Funcionais), sendo esta a única no mercado de pães funcionais registrada pela Anvisa. Possui quatro unidades fabris e nove unidades de distribuição no Brasil, que comercializam produtos em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Mais informações pelo site www.wickbold.com.br ou pelo SAC 0800 011 1938.
Sobre o Imaflora
Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. Saiba mais em www.imaflora.org.

http://www.segs.com.br/demais/9753-wickbold-adere-ao-selo-origens-brasi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.