VOLTAR

Wellington Dias lança projeto "O Piauí tem índio sim"

GP1 - http://www.gp1.com.br
19 de Abr de 2016

O governador Wellington Dias lançou, nesta terça-feira (19), em homenagem ao Dia do Índio, o projeto "O Piauí tem índio sim" e a Comissão Técnica do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-PI). O evento aconteceu no Palácio de Karnak.

De acordo com Maria Francisca, da comunidade indígena Cariri, município de Queimada Nova, a principal preocupação da população é a regularização das terras por eles ocupadas. "Ainda estamos desassistidos por políticas públicas, precisamos dizer isso aos governantes, principalmente a nossa terra que precisa de demarcação. A saúde e educação também, apesar das cotas, temos muita dificuldade de acesso", declarou em nome dos indígenas presentes.

Durante a solenidade, o governador Wellington Dias assinou documento que autoriza a criação de uma comissão que tome providencias necessárias para a regularização fundiária das áreas ocupadas por tribos indígenas. Além da assistência médica especializada através da DSEI.

O governador explicou que com a implantação do projeto as comunidades indígenas terão assistência em saúde exclusiva e específica. "A saúde indígena precisa ser tratada por profissionais que reconheçam a cultura. Agora as comunidades em Teresina, Piripiri, Lagoa do São Francisco e outras comunidades terão esquipe especializada em saúde indígena no Piauí", declarou.

Segundo Epifânio Ferreira, coordenador da comissão, a autorização para a criação da Dsei-PI é um marco histórico para a comunidade indígena, "já que se trata de uma antiga reivindicação dos índios residentes no Piauí e Maranhão que lutam para implantar a assistência ao índio na rede estadual de saúde, levando em consideração as características excepcionais no atendimento dessa população".

Para elaborar o projeto de implantação da Dsei-PI, o secretário da Saúde criou uma comissão formada por representantes das Secretarias da Saúde e Educação, Universidade Estadual do Piauí (Uespi/Facime), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp/UFPI), Fundação Nacional do Índio (Funai), Funai - CLT Piripiri, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ministério Público Federal no Piauí (MPFPI), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS), Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), Superintendência de Relações Institucionais e Sociais (Supris) e lideranças indígenas.

http://www.gp1.com.br/noticias/wellington-dias-lanca-projeto-o-piaui-te…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.