VOLTAR

Wai wai recebem formação em magistério para educar indígenas

O Liberal-Belém-PA
29 de Dez de 2003

Índios wai wai estão recebendo formação em magistério específica para o atendimento de crianças indígenas. A primeira etapa da formação de professores indíos acaba de ser concluída pela Secretaria Executiva de Educação (Seduc) no município de Oriximiná. Essa é a primeira vez que membros da própria aldeia são formados para ministrar aulas de 1ª a 4ª séries, em projeto elaborado pelos técnicos da Seduc.

Os 39 wai wai que participam do curso fizeram exames especiais supletivo para comunidades indígenas e concluíram o equivalente ao ensino fundamental, estando aptos a cursar o ensino médio normal. Desde de 1997, a equipe do Núcleo de Educação Escolar Indígena da secretaria vem atuando junto aos professores da aldeia Mapuera. O curso oferta os componentes curriculares da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, atendendo às especificidades do povo indígena (valorização das tradições, da língua, modalidade de caça, pesca e agricultura entre outros).

A Seduc publicou um livro páradidático bilíngüe (wai wai /português) para os alunos da aldeia com histórias e desenhos dos próprios índios. Nessa primeira etapa de formação, participaram cinco professores da Seduc: Romélia Julião, Alberto Santana Martins, André Alvarez Neves, Rita de Cássia Almeida Silva e Moisés David das Neves, do Pará; e um professor convidado, Ricardo Souza, da Bahia. Os técnicos se deslocam de avião, numa viagem que dura quase quatro horas de Belém até a Terra Indígena de Nhamundá Mapuera.

Mesmo com todas as dificuldades, os técnicos afirmam que o trabalho é gratificante. "Quem não está acostumado a trabalhar com os índios acha estranho, mas eles já desenvolvem várias atividades associativas e cooperativas na aldeia. Tanto que quem solicita a demanda dos cursos são eles mesmo. A Seduc tem a obrigação de atender essa demanda mas a opção em relação aos cursos a serem ministrados é deles".

Atualmente existem cerca de 30 mil índios em todo o Pará, distribuídos em 39 terras e 38 povos. Só na aldeia Mapuera, mais de 60% da população está em idade escolar. Há 160 alunos aptos a cursar a 5ª série do ensino fundamental. Em todo o Estado há 6.808 alunos índios e outros povos aguardam a abertura de mais turmas de formação de professores. A conclusão do curso está prevista para o ano de 2007, quando completa os quatro anos necessários para a formação no Magistério Indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.