VOLTAR

Voluntários levam saúde aos índios

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
Autor: Silvana Guaiume
31 de Ago de 2004

O grupo Expedicionários da Saúde parte sexta-feira (03) de Campinas, a 90 quilômetros de São Paulo, rumo à terceira expedição, no Amazonas, para promover atendimento médico a tribos indígenas situadas na Bacia do Rio Negro. O destino é a região Cabeça do Cachorro-Iauarete, a dois mil quilômetros a noroeste de Manaus.

A Organização Não-Governamental (ONG) foi criada para promover as expedições e desenvolver programas de saúde junto à população indígena da Bacia do Rio Negro, região um pouco maior que Portugal. De acordo com os integrantes do grupo, vivem na área cerca de 30 mil índios, aproximadamente 20% da população indígena brasileira, de diferentes etnias.

O atendimento é feito nas próprias tribos. Casos mais graves são encaminhados a hospitais próximos. Na expedição anterior, em setembro de 2003, o grupo improvisou ambulatórios para intervenções cirúrgicas de pequeno porte.

Segundo os médicos voluntários, foram feitos cerca de 200 atendimentos e 60 pequenas cirurgias ano passado. A estimativa é de que um número próximo de atendimentos ocorra este ano. A equipe é formada por um cirurgião geral, um sanitarista, um oftalmologista, um urologista, uma fisioterapeuta, um anestesista, um otorrinolaringologista, uma ortopedista, um cirurgião ortopedista, um enfermeiro técnico em raio-X e um documentarista.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.