VOLTAR

Voluntários apoiam visitação no Parna São Joaquim

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: ICMBio
30 de Jul de 2019

Voluntários apoiam visitação no Parna São Joaquim

Localizado em Santa Catarina, Parque está entre as unidades de conservação federal mais visitada do país.

Entre os dias 15 e 22 de julho, o Parque Nacional de São Joaquim recebeu a segunda turma de voluntariado de 2019. Foram 6 selecionadas que vieram de distintos Estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao longo de 12 dias, os voluntários realizaram diversas atividades de apoio ao uso público no Parque. Este período foi escolhido para realizar o Programa por ser a época de inverno e férias escolares, portanto, o momento de maior visitação ao principal atrativo do Parque: o Morro da Igreja, com vista para o monumento da Pedra Furada. A visitação - apenas para este atrativo - insere o Parque entre as 20 unidades de conservação mais visitadas do país. Os voluntários colaboraram no agendamento de visitas, recepção e prestando informações aos turistas, tanto na sede do Parque Nacional, na área urbana de Urubici, como na portaria de acesso ao atrativo.

Outra atividade em destaque foi a organização do evento ¨Um dia no Parque¨, realizado dia 21 de julho. Os voluntários auxiliaram na organização e divulgação do evento na cidade, no manejo, confecção de placas e sinalização da trilha inaugurada no evento, além de terem sido os guias durante a atividade, levando informações aos visitantes. Na oportunidade, foi inaugurada a primeira trilha de um complexo de trilhas que a gestão pretende abrir à visitação, nos Campos de Santa Bárbara. Trata-se de uma região que é pouquíssimo visitada, embora possua um enorme potencial turístico, com diversas cachoeiras, trilhas e sítios históricos.

Dado o enorme potencial para visitação e a extensão do Parque (aproximadamente 49.800 hectares permeados por cânions, cachoeiras e locais históricos), o apoio do voluntariado e o estabelecimento de parcerias são, sem dúvida, a única alternativa para implementar o Plano de Uso Público que está sendo elaborado pela correspondente Câmara Técnica do Conselho Consultivo da UC.

Sobre o Parque
O Parque de São Joaquim foi criado em julho de 1961 para proteger remanescentes de matas de araucárias, inserido no bioma da Mata Atlântica. Situado no estado de Santa Catarina, o acesso para a parte alta é pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. Os cartões-postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja. A fauna apresenta mamíferos como pacas (pumas), cachorros-do-mato, bugios e jaquariricas. Entre aves encontram-se gralha-azul, a curiaca (curucaca), o caxinguelê e o scurucuá-de-barriga-vermelha.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10430-volunta…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.