VOLTAR

Você e a COP-21

O Globo, Opinião, p. 23
Autor: BIDERMAN, Rachel
03 de Dez de 2015

Você e a COP-21
Não só governos, empresas e grandes instituições precisam agir

RACHEL BIDERMAN Rachel Biderman é diretora-executiva do World Resources Institute (WRI) Brasil

Pode parecer exagero, mas não é: definir as metas e formas como vamos enfrentar as mudanças globais do clima e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) é fundamental para a sobrevivência da espécie humana. Esta é a missão da COP-21, a conferência da ONU para o clima, que acontece até o próximo dia 11, em Paris. Sabe aquela lista de animais ameaçados de extinção? Pois é, estamos no topo. Quem diz isso não são os ecochatos, mas os cientistas que apoiam as Nações Unidas nos rumos dessa decisão dos governos de todo o mundo.
A boa notícia é que a mudança está ao nosso alcance. E por que não acontece? É certo que dependemos de decisões dos mais altos níveis dos governos, que travam uma batalha surda desde 1992, quando se comprometeram no Rio a resolver o problema do clima. Sim, deixaram essa decisão para o último minuto do segundo tempo, mas a virada pode acontecer agora em Paris. O acordo a ser assinado não é uma solução imediata, mas mudará o rumo da História.
Mas não são apenas governos, empresas e instituições grandes que precisam agir. Nós também podemos colaborar. Aqui vão cinco dicas fáceis de coisas a fazer em casa, no trabalho, na escola, no clube, na academia, enfim, onde estivermos, para virar o jogo:
- Reduza o consumo de energia. Use só o estritamente necessário. E peça para seus familiares e colegas fazerem o mesmo. Muito da energia que consumimos no Brasil vem de termelétricas, que emitem os tais gases.
- Depois, reduza o consumo do supérfluo, pois ele vira lixo, atola os aterros sanitários, ajudando a emitir mais gases. O supérfluo é o que você não precisa, mas as propagandas insistem em te dizer que são fundamentais para sua felicidade. Pura enganação.
- Se puder, sempre compre produto orgânico. Ou plante em sua casa. Dá para ter horta até em apartamento, quintal pequeno, teto de prédio, praça de rua. Tem gente fazendo horta comunitária em cidades grandes e se divertindo muito com isso. E sem usar agrotóxico.
- Deixe o carro em casa sempre que possível. Se puder, nem tenha um carro. Os mais evoluídos já sacaram essa e habitam as ruas das cidades com suas bicicletas. Andar mais, usar transporte público, dar ou pegar carona, tudo isso ajuda a reduzir o volume de carros nas ruas, melhora a saúde e reduz emissões dos GEE.
- E sabe aquela carne do churrasco? Exija "bife de baixo carbono"! Alguns já entenderam que investir em formas de produzir alimentos sem emitir tantos gases, sem maltratar nossa saúde ou a dos animais pode até dar muito dinheiro.
Fez sentido para você? Se sim, ainda tem mais formas de ajudar. Junte-se aos movimentos dos ciclistas de sua cidade, ajude na manutenção das praças, forme mutirões de plantios de árvores, trabalhe na coleta seletiva de lixo, crie sua própria empresa sustentável, filie-se ou apoie uma ONG ambientalista, eleja políticos sérios, estude o assunto, publique em seu blog, divulgue boas ações nas redes sociais. Há um mundão sem fim de coisas boas a fazer e alegrias a colher.

O Globo, 03/12/2015, Opinião, p. 23

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.