VOLTAR

Visita ao Bosque dos Papagaios somente na semana

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
23 de Jul de 2009

O Parque Ecológico Bosque dos Papagaios foi inaugurado este mês pela Prefeitura de Boa Vista como um novo espaço para pesquisar e para promover o contato da população com a natureza, fortalecendo as ações de preservação ambiental. Em apenas 10 dias de funcionamento, o local já recebeu 303 visitantes.

O Bosque fica na rua Claudionor Freire, 571, bairro Paraviana e funciona somente de segunda a sexta-feira, em horário comercial. A visitação do público que pode ser feita individualmente ou em grupo. Para as visitas em grupo, é necessário a fazer agendamento pelos telefones 3623-5703 ou 3623-2799. Um estudo para viabilizar o funcionamento aos feriados e finais de semana ainda será feito.

Das mais de 300 visitas, cerca de 50% dos visitantes foram adolescentes levados pelo Corpo de Bombeiros e crianças da escolinha esportiva do Sest Senat.

Segundo informações da administração do Bosque dos Papagaios, a maioria do público mora no próprio bairro e tem idade de 7 a 10 anos. O horário mais frequentado é o final da tarde, geralmente às 17h.

"Na maioria das vezes, as pessoas vêm para fazer caminhada, trazer os filhos para brincar no playground, olhar os pássaros e os pequenos animais, além de curtir a tranquilidade do lugar", diz Leurimar Gomes Magalhães, diretor administrativo do Bosque.

No local, a população pode fazer caminhadas, percorrer as trilhas e conhecer as espécies catalogadas que possuem placas de identificação. O parque possui seis trilhas, sendo duas próprias para caminhada e quatro educativas, que permitem aos visitantes percorrer seus cinco quilômetros em contato com a natureza.

Para as visitas ao Parque, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental disponibiliza uma equipe de técnicos ambientais para oferecer aos visitantes informações sobre a flora e a fauna do local, além de acompanhar as caminhadas das trilhas ecológicas e esclarecer qualquer dúvida das pessoas.

A população também pode obter materiais didáticos e informativos sobre o Parque na sede administrativa do local. Quem passar por lá também aprende sobre a conservação do meio ambiente e a importância desses animais no ecossistema.

Leurimar lembra que, segundo o regulamento interno do Bosque dos Papagaios, é proibida a entrada de animais domésticos como cães e gatos, para que não afugentem os bichos que vivem no Parque, como cotia, camaleão, tamanduá e pássaros. Outra preocupação é manter a limpeza do lugar.

O Bosque dos Papagaios ocupa uma área de 12 hectares. Com vegetação composta de árvores de pequeno, médio e grande porte, o espaço contribui para a preservação de espécies de aves, além de fortalecer as ações de educação ambiental.

CENTRO AMBIENTAL - Em breve, também será implantado no Bosque dos Papagaios um Centro de Educação Ambiental, que abrigará projetos importantes como a Xiloteca e o Herbário Municipal, uma Torre de Observação, um Ponto de Cultura e uma Sala Verde.

As atividades do centro serão voltadas para a formação da consciência ambiental principalmente para as crianças, que conhecerão sobre a botânica e a fauna do local, por meio de animais empalhados dos biomas do lavrado e de floresta roraimense.

As pessoas que forem ao local também aprenderão sobre a conservação do meio ambiente e a importância desses animais no ecossistema de forma lúdica com o teatro de fantoche.

No centro serão desenvolvidas atividades de pesquisa, visitação e conhecimento sobre a fauna, flora e biomas do Estado de Roraima. Será permitida a visita de alunos de escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular, além de universidades.

A Prefeitura também buscará parcerias com as Universidades, Faculdades e com o Instituto Federal de Educação Tecnológica de Roraima (IFRR) e a Embrapa para fortalecer a educação ambiental na nossa cidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.