VOLTAR

Virada Parlamentar Sustentável tem audiências públicas sobre bioeconomia

Dica de Teatro - https://dicadeteatro.com.br
20 de Jun de 2023

Virada Parlamentar Sustentável tem audiências públicas sobre bioeconomia
Virada Parlamentar Sustentável tem audiências públicas sobre bioeconomia com as participações da senadora Leila Barros (PDT) e da deputada federal Talíria Petrone (PSOL)

Posted on 20 de junho de 2023 By dtpejota39

Os diversos aspectos da bioeconomia e da sociobioeconomia são temas de três Audiências Públicas que acontecem nesta terça (20) e quarta (21), no Congresso Nacional, em Brasília, no âmbito da Virada Parlamentar Sustentável, movimento criado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

No primeiro evento, 'Diálogos para uma Estratégia Nacional de Bioeconomia no Brasil', o foco será debater as conclusões levantadas no Fórum da Geração Ecológica, trabalho desenvolvido ao longo de um ano pela Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal e que contou com a participação de mais de 40 representantes da sociedade civil organizada. Os resultados demonstram que, quando o assunto é bioeconomia, o Brasil apresenta requisitos para liderar o novo ciclo econômico em âmbito mundial e está apto a promover a redução das desigualdades socioeconômicas a partir da oferta de produtos e serviços alinhados ao combate das emergências climáticas.

Essa Audiência Pública contará com a presença da senadora Leila Barros (PDT), da Comissão de Meio Ambiente do Senado e tem como convidados: Adriana Ramos, Assessora Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental - ISA e Membro do GT; Juliana Simões, Gerente-Adjunta de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais na TNC; Priscila Matta, Gerente Sênior de Sustentabilidade, Biodiversidade e Amazônia da Natura &Co Latam); Renata Nishio, Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Florestais da Indústria Brasileira de Árvores - Ibá; Carina Pimenta, da Secretaria Nacional de Bioeconomia - MMA; Júlio Barbosa, Presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas - CNS; e Mercedes Bustamante, Presidente da CAPES e Membro do GT.

Já na Audiência Pública 'Sociobioeonomia, Desafio do Equilíbrio Climático e Produção de Alimentos Saudáveis' o objetivo será discutir a transição para uma economia verde, de baixo carbono, que segundo especialistas passa pela promoção de um desenvolvimento econômico visando manter a floresta em pé e recuperar áreas degradadas. Essa transformação possibilitará a adoção e o impulsionamento de um modelo inclusivo e justo, que tenha um olhar especial para os povos indígenas e as comunidades tradicionais e promova cadeias produtivas sustentáveis com base na floresta e na sociobiodiversidade. Entre os participantes do encontro estão Instituto Ethos, Conectas e Clima de Eleição, além da senadora Leila Barros e da deputada federal Talíria Petrone PSOL), integrande do GT Clima.

No terceiro evento, 'Relações de Trabalho, Sociobioeconomia e Equilíbrio Climático Global', a ideia será discutir um cenário de avanço das relações trabalhistas. Entre as propostas a serem avaliadas está o Projeto de Lei Complementar 150/2022 que institui a Política Nacional da Bioeconomia e prevê fontes de financiamento, assim como incentivos fiscais e tributários, creditícios, preferência em compras públicas e simplificação de regras burocráticas para os produtos e serviços da bioeconomia. Estarão presentes representantes da ApexBrasil, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Observatório da Economia e da Sociobiodiversidade, do Ministério Público do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho e outros.

Agenda
A agenda de eventos da Virada Parlamentar Sustentável, que teve início no dia 5 de junho e se estende até o dia 29 de junho, com atos, debates, seminários, exposições, audiências públicas e mesas redondas cujas propostas são fazer uma inflexão profunda na política socioambiental brasileira, rumo a uma nova visão de futuro que coloque efetivamente o país na liderança mundial dos temas da sustentabilidade, pode ser acompanhada pelo site . Após o mês de atividades, o movimento vai acompanhar e monitorar os resultados alcançados.

Serviço:
Virada Parlamentar Sustentável

Data: 20.6.2023
Tipo: Audiência Pública - 'Diálogos para uma Estratégia Nacional de Bioeconomia no Brasil'
Local: Senado Federal - Comissão de Meio Ambiente (CMA)
Horário: das 9h às 11h
Tipo: Audiência Pública - 'Sociobioeconomia, Desafios do Equilíbrio Climático e Produção de Alimentos Saudáveis'
Local: Câmara dos Deputados - Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (CPovos)
Horário: das 13h às 15h

Data: 21.6.2023
Tipo: Audiência Pública - 'Relações de trabalho, Sociobioeconomia e Equilíbrio Climático Global'
Local: Câmara dos Deputados - Comissão de Trabalho (CTRAB)
Horário: das 10h às 12h

Sobre a Virada Parlamentar Sustentável:
Movimento criado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede Advocacy Colaborativo (RAC), com a parceria de mais de 30 organizações da sociedade civil, A Virada Parlamentar tem como proposta colocar a sustentabilidade no centro das discussões políticas, garantindo a representatividade dos interesses e necessidades da população e trazendo a sociedade civil para dentro dos debates parlamentares.

https://dicadeteatro.com.br/virada-parlamentar-sustentavel-tem-audienci…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.