VOLTAR

Vinda de Cavalcanti é festejada pelo movimento Pró-Roraima

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
01 de Mar de 2005

Paulo César Quartiero (PDT), prefeito de Pacaraima, um dos municípios ameaçado de desaparecer por ficar dentro da reserva São Marcos, e um dos integrantes do movimento Pró-Roraima, disse que as autoridades políticas do Estado precisam ser ouvidas e respeitadas pelo Governo Federal.
"Roraima tem que ser ouvido. Nós temos que ser respeitados", afirmou. Ele foi uma das muitas autoridades que compareceram ao Aeroporto Internacional de Boa Vista, na manhã, para recepcionar o presidente da Câmara dos Deputados.
Para Quartiero, não é mais possível que o Estado seja tratado com desdém pelo governo Lula. "Somos um Estado da federação, que não pode ser tratado dessa forma", frisou. Ele avaliou a vitória de Severino Cavalcanti à presidência da Câmara como um alento para as classes produtivas de Roraima "porque mostra que as pessoas que se rebelam contra a ordem preestabelecida podem ter sucesso". "Talvez ele [Severino Cavalcanti] represente o que todos deveriam fazer: a população assumindo o seu próprio destino", disse.
Além de Quartiero, vários outros representantes do movimento Pró-Roraima se posicionaram no Aeroporto Internacional de Boa Vista para recepcionar o presidente da Câmara dos Deputados. O coordenador do movimento, empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial de Roraima, Francisco Derval da Rocha Furtado, disse que o objetivo da recepção era mostrar para Severino Cavalcanti a viabilidade econômica do Estado.
Na conversa que teve com o presidente da Câmara, Derval Furtado defendeu a bandeira da demarcação da Reserva/Serra do Sol em ilhas e não da forma contínua como pretendem o CIR (Conselho Indígena de Roraima) e a Funai.
O secretário de Articulação Política do Governo do Estado em Brasília, Belgerrac Vilela Batista, foi um dos articuladores da visita de Severino Cavalcanti a Roraima junto com o governador Ottomar Pinto. Belgerrac lembrou que há empresários japoneses interessados em investir na produção de grãos em Roraima. Por isso, disse ele, era preciso que o presidente da Câmara dos Deputados viesse ao Estado ver de perto a situação para que possa ajudar a solucionar os problemas indígena e fundiário.
"Nós só queremos dar um basta nisso e resolvermos essa situação o mais rápido possível", afirmou Belgerrac. Disse que é preciso aproveitar o novo momento político na Câmara dos Deputados para atrair o apoio do presidente da Casa de forma a não permitir que uma região fronteiriça de repente "possa ser dominada por pessoas que não têm nenhum compromisso com o Brasil". Belgerrac disse ainda, que a vitória de Severino Cavalcanti dá mais força para a bancada federal de Roraima.
O deputado Frankembergen Galvão (PTB), que acompanhou o deputado Severino Cavalcanti no avião em sua viagem a Roraima, disse estar otimista em relação à contribuição que o presidente da Câmara pode dar para solucionar os problemas enfrentados por Roraima. "Com a força política que ele representa e como o terceiro homem na escala de poder do país que ele é, vem a Roraima com o compromisso de ajudar o nosso Estado a solucionar o problema fundiário local e ainda a questão da homologação da Raposa/Serra do Sol", observou. (L.V)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.