VOLTAR

VII Semana dos Povos Indígenas do PI começa quarta

45 graus - http://www.45graus.com.br/geral/38013/vii_semana_dos_povos_indigenas_do_pi_comeca_amanha.html
14 de Abr de 2009

A Fundac promove no período de 14 a 17 de abril a VII Semana dos Povos Indígenas

A Fundação Cultural do Piauí (Fundac), através do Conselho do Memorial das Nações Indígenas (MNI), órgão do Governo do Estado, promove nos dias 14 a 17 de abril, no Museu do Piauí, a VII Semana dos Povos Indígenas do Piauí. A abertura oficial será a partir da 8 horas, em solenidade presidida pelo governador Wellington Dias, com participação da presidente da Fundac, Sônia Terra, a diretora do Museu, Dora Medeiros, e outras autoridades e convidados.

Na oportunidade, acontecerão apresentações artísticas e serão servidas comidas típicas dos povos indígena. Às 10 horas, haverá palestra subordinada ao tema História dos Índios do Piauí, proferida pela historiadora e pesquisadora Claudete Dias, com mestrado em História do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Às 11 horas, segunda palestra proferida por representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), de Brasília, sob o tema Índio - Remanescentes no Nordeste: realidade e perspectiva.

No dia 15, quarta-feira, a partir de 8h30, palestra antropológica proferida pelo escritor e acadêmico Reginaldo Miranda, da Academia Piauiense de Letras, sob o tema A Conquista do Sertão de Dentro: um genocídio na América. No mesmo dia, às 9h30, haverá palestra governamental a cargo de gestores do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Coordenadoria dos Direitos Humanos e da Juventude.

Na quinta-feira, dia 16, a partir das 8h30, acontecerá mesa-redonda com o tema Saúde Indígena, com palestra Antropologia, com a pesquisadora Laureni França, da UFPI, além de palestra proferida por representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Na programação do último dia do evento, dia 17, às 8h30, também no auditório do Museu do Piauí, será a vez de mesa-redonda com o tema Educação e Cultura Indígena, com o subtema A importância da jurema na identificação cultural dos indígenas piauienses, tendo como palestrante o pesquisador Paulo Machado. E às 9h30, palestra proferida por representantes da Fundac, Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) e do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional.

A diretora do Museu, Dora Medeiros, ressalta a importância do evento para que se consiga o reconhecimento das comunidades indígenas existentes no Piauí. Para tanto, ela destaca que o evento é o momento para se conhecer a história e revela que o Museu estará aberto para escolas e o público em geral apreciarem a exposição Raízes Indígenas no Universo Infantil, sendo que as visitas devem ser previamente agendadas quando forem grandes grupos.

Confira a programação da Semana do Índio:
Tema: Remanescentes Indígenas no Piauí - Terra e Cultura Construindo Cidadania
Data: 14 a 19 de abril de 2009
Local: Museu do Piauí, em Teresina
Dia 14 (Terça-feira)
8h - Abertura oficial
Apresentação cultural: Rito dos Nativos, Grupo Beleza Afro-Indígena/BAI
10h - Palestra: História dos Índios do Piauí. Expositora: Claudete Dias - Departamento de História/ Mestrado/ UFPI
Dia 15 (Quarta-feira)
8h30 - Mesa-redonda: Terra e Direitos Humanos Indígena. Expositores: Reginaldo Miranda - CMNI - A conquista do sertão de dentro: um genocídio na América; João Renôr - Departamento de História/ UFPI - O extermínio das bases humanas nativas no período colonial piauiense
Dia 16 (Quinta-feira)
8h30 - Mesa-redonda: Saúde Indígena. Expositores: Laureni França - Novafapi/NESP-UFPI A saúde indígena na formação do perfil do profissional de saúde; Dinones Campos Pompeu (Guajajara) - Odontólogo
Dia 17 (Sexta-feira)
8h30 - Mesa-redonda: Educação e Cultura Indígena. Expositores: Paulo Machado - Pesquisador em étno-história - A importância da jurema na identificação cultural dos indígenas piauienses
Dias 13 a 17 - Cinema para Todos - Clube dos Diários (documentários de Temática Indígena), às 12h.
14 a 19 de abril - Exposição Projeto Seduc - Raízes Indígenas no Universo Infantil
Ccom

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.