VOLTAR

Vídeo: "Índio tem que tirar tanga" e "estudar nossa língua", diz aluno em universidade

Metrópoles - https://www.metropoles.com/brasil
21 de Ago de 2023

Vídeo: "Índio tem que tirar tanga" e "estudar nossa língua", diz aluno em universidade
O aluno fez diversas declarações racistas contra indígenas. Em uma delas, ele alega uma superioridade do que ele chama de "homem ocidental"

Mariana Andrade
21/08/2023 14:15, atualizado 21/08/2023 20:20

Circula nas redes sociais vídeo em que um estudante de filosofia sendo racista contra uma palestrante do Grupo de Estudos de Filosofia Indígena na Unicamp Portas Abertas. Nas imagens, o aluno, identificado como Washington de Oliveira Vieira da PUC-Campinas, afirma que o "índio tem que tirar aquela tanga".

O caso ocorreu no último sábado (19/8), no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, em São Paulo. Durante a palestra, o aluno fez diversas declarações racistas contra indígenas. Em uma das falas, ele alega uma superioridade do que ele chama de "homem ocidental".

"O homem ocidental é aquele que criou a tecnologia, criou a bomba nuclear, criou uma série de coisas para ele poder se estabelecer como dominante. Então, a gente tem que se adequar. Não tem essa", defendeu Washington.

Veja o momento das ofensas:

O aluno também ofendeu as línguas dos povos originários. Para ele, os indígenas deveriam "estudar a nossa língua [português] em vez de ficar falando essa língua que ninguém entende". De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), atualmente, mais de 160 línguas e dialetos são falados pelos povos indígenas no Brasil.

Ele ainda reforçou o preconceito contra os idiomas indígenas dizendo que "a maioria das pessoas não estão interessadas em aprender tupi-guarani [...], língua nenhuma deles". "Eu acho que índio, mas isso no meu ponto de vista, tem que tirar aquela tanga dele lá... Tá certo?. Estudar a nossa língua em vez de ficar falando essa língua que ninguém entende", disse.

As ofensas de Washington apenas são interrompidas quando uma voz masculina diz: "Senhor, isso que vocês está dizendo é violento".
Posicionamento das instituições

Procurada pelo Metrópoles, a Unicamp afirmou que vai tomar "as ações cabíveis junto às representações dos/as estudantes indígenas e as demais instâncias responsáveis". Além disso, a instituição manifestou apoio aos estudantes.

Em nota, a Unicamp considerou que, "mais do que emitir opiniões infundadas", a fala de Washington demonstra "preconceito e ignorância, desrespeita a diversidade de saberes e culturas, expressa e promove a violência contra os povos indígenas, manifestando um profundo desrespeito aos direitos humanos e incorrendo no crime de racismo".

Em nota enviada ao Metrópoles, a PUC-Campinas condena "com veemência a manifestação do estudante e reforça que a postura do aluno confronta a missão e os valores da instituição".

"A PUC-Campinas defende e preza, em todas suas atividades acadêmicas e institucionais, uma sociedade justa e fraterna, o que inclui o respeito às origens e às culturas diversas que compõem a nação brasileira", diz trecho de nota.

https://www.metropoles.com/brasil/video-indio-tem-que-tirar-tanga-e-est…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.