VOLTAR

Vídeo Índio debate fechamento de rádios em aldeias

Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/
Autor: João Humberto
03 de Ago de 2010

Durante o seminário "A imagem dos povos indígenas no século 21", realizado nesta terça-feira, no CineCultura, dentro da programação do VIB (Vídeo Índio Brasil), o índio Terena e membro do Conselho da Educação Escola Indígena da Aldeia Cachoeirinha (Miranda), Élcio Albuquerque, relatou o fechamento da rádio em sua comunidade e apreensão dos equipamentos pela Polícia Federal.

Ele relatou que 12 camburões e até um helicóptero chegaram ao local, visando intimidar a comunidade. A rádio foi fechada e todos os equipamentos apreendidos.

"Ninguém entendeu nada na hora, mas ficamos com muito medo por conta da presença de tantos policiais na aldeia", disse Élcio durante o bate-papo com o jornalista Beto Almeida, da TeleSur (DF), que ministrou a palestra sobre "A televisão brasileira e o espaço para a difusão de conteúdos audiovisuais indígenas".

A Aldeia Cachoeirinha tem uma população de 5 mil indígenas Terena. O fechamento da rádio aconteceu em 2008 e até hoje as lideranças locais tentam resgatar os equipamentos. Os índios de lá reclamam que a rádio faz muita falta para toda a comunidade, pois era um instrumento de comunicação para a divulgação da cultura.

Para Nilson Rodrigues, diretor geral do Vídeo Índio Brasil e mediador do debate de hoje, tanto a Polícia Federal quanto a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não podem enxergar a rádio apenas como instrumento comercial, mas precisam reconhecer a importância desse meio de comunicação nas aldeias indígenas.

Beto, que já foi diretor da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, informou que a fechamento de rádios comunitárias é fato comum. Para ele, esse tipo de atitude é algo que prejudica a divulgação de conteúdos entre os próprios indígenas.

http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=40&id=301697

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.