VOLTAR

Vídeo Índio Brasil termina amanhã com programação especial

MS notícias - http://www.msnoticias.com.br
06 de Ago de 2010

A 3ª Edição do Vídeo Índio Brasil chega ao fim neste sábado depois de exibições de filmes e vídeos com a temática indígena, seminário, debates, oficinas e exposições em todo o país. Em Campo Grande (MS), cidade sede do projeto, o encerramento vai contar com programação especial no CineCultura.

Às 14h30min, o seminário "A imagem dos povos indígenas no século 21" terá a presença do cineasta, Vincent Carelli, vencedor do prêmio Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado no ano passado, com o documentário "Corumbiara", já exibido no Vídeo Índio Brasil e que coloca em pauta questões indígenas. No seminário, Vicent Carelli, que também é coordenador do "Vídeo nas Aldeias", vai relatar sua experiência com o projeto. Vários documentários foram realizados por meio do Vídeo nas Aldeias desde 1987, com direção e produção de indígenas que utilizam-se do audiovisual para registrar suas culturas. Nas três edições do Vídeo Índio Brasil foram exibidas produções do Vídeo nas Aldeias, de diversas etnias.

Na tarde de sábado serão exibidos seis curtas metragens resultados da Oficina de Audiovisual realizada durante toda a semana em Campo Grande com 27 alunos índios de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Eles escreveram os roteiros, usaram as câmeras para captar as imagens e ainda participaram da edição das produções, com a orientação de quatro professores cineastas, também indígenas. Duas produções foram rodadas em aldeias e quatro em ambiente urbano.

Também amanhã, estão programados lançamentos de livros: "O Homem Algodão: Uma Etnohistória Nambiquara", de Anna Maria Ribeiro F. M. da Costa, pesquisadora da Fundação Nacional do Índio e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (MT) e "Os Direitos Constitucionais dos Índios e o Direito à Diferença, Face ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana", de Samia Roges Jordy Barbieri, escritora, advogada e presidente da Comissão Especial de Assuntos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil (MS).

Às 17h30min na primeira sessão de filmes do CineCultura, está programada a exibição de "Conversas no Maranhão", de Andrea Tonacci, um documentário de 1977 que abre espaço para o episódio de demarcação de terras dos Canela Apãniekra.

Noite de encerramento - A partir das 19h30min, o evento que encerra oficialmente o Vídeo Índio Brasil 2010 terá a exibição do curta-metragem, "Kuhi Ikugü, os Kuikuro se apresentam", do Coletivo Kuikuro de Cinema, do Vídeo nas Aldeias. Na produção, os indígenas mostram histórias desde seus antepassados, os conflitos com os não índios até as mudanças de suas vidas no mundo contemporâneo.
Outra exibição é do longa "Wapté Mnhônô, Iniciação do jovem Xavante", de Divino Tserewahú, outra produção do Vídeo nas Aldeias. É um documentário sobre a iniciação dos jovens Xavante, realizado durante as oficinas de capacitação do projeto. Durante o registro do ritual, diversos membros da aldeia elucidam o significado dos segmentos deste complexo cerimonial.
Após a sessão haverá bate-papo com Divino Tserewahú, o diretor de "Wapté Mnhônô, Iniciação do jovem Xavante" e também um dos professores da Oficina de Audiovisual para Indígenas do VIB 2010. Por fim, uma dança sagrada da Aldeia Água Bonita encerra a programação.
O Vídeo Índio Brasil 2010 é um projeto realizado em Campo Grande, 8 cidades de Mato Grosso do Sul, mais cem cidades brasileiras - entre elas capitais de Estados, municípios interioranos e também com representativas populações indígenas.

Serviço - Toda a programação tem entrada franca. O CineCultura está localizado no Pátio Avenida, na Afonso Pena, 5.420. Mais informações e fotos em alta resolução: www.videoindiobrasil.org.br.

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=45646

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.