VOLTAR

Vídeo Índio Brasil apresenta 24 nativos de MS

Douradosagora - http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=260411
07 de Ago de 2009

Vinte e quatro indígenas de comunidades sul-mato-grossenses participam, na edição do Vídeo Índio Brasil, deste ano, de uma Oficina de Produção Audiovisual. Coordenada pelo diretor da Escola de Cinema e Arte de La Paz, Ivan Molina, a atividade terá módulos ministrados pelos cineastas Joel Pizzini, e os indígenas Divino Tserewahú, xavante, e Paulinho Kadojeba, bororo.

A oficina pretende democratizar técnicas de produção e estimular os indígenas a produzirem material de acordo com suas referências, tornando-os emissores de conteúdo, e não apenas fontes ou expectadores no processo de comunicação. No final do treinamento os alunos devem produzir um curta-metragem.

CONTEÚDO - Ivan Molina, um dos mais importantes realizadores de cinema da América Latina, participou dos principais eventos ligados ao audiovisual na região. Formado na Bolívia, Molina também estudou em Cuba e tem uma relação estreita com indígenas de seu país. Ele é o responsável pelos módulos de fotografia para audiovisual, roteiro, direção e montagem da Oficina. Ivan será auxiliado por pelo cineastas indígenas Divino Tserewahú, e Paulinho Kadojeba.

Joel Pizzini, documentarista e cineasta, diretor do premiado "500 Almas" - exibido no Vídeo Índio Brasil 2008 - fala da história do Cinema e do Audiovisual e da Linguagem do Documentário.

Etelvino Matchua, 34 anos, da aldeia Alves de Barro, em Campo Grande, é acadêmico de geografia e apesar de nunca ter tido contato direto com cinema ou vídeo, sempre desejou aprender fotografia. Dias atrás, conversando com um amigo ficou sabendo da oficina e se interessou. "Quando meu amigo me contou, quis saber mais na hora". Etelvino discorda da maneira como os indígenas são tratados pela mídia e acredita que a atividade possa ser o início de uma mudança. "Quando vemos no jornal uma notícia sobre o nosso povo, aquilo, às vezes é aumentado. Agora poderemos contar a nossa história", analisa.

A Oficina acontece entre os dias 07 e 16 de agosto, no Pontão de Cultura Guaicuru. A programação completa do Vídeo Índio Brasil 2009 pode ser acessada em www.pontaodeculturaguaicuru.org.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.