VOLTAR

Vida tormentosa dos kiriris

A Tarde-Salvador-BA
Autor: Rodrigo Vieira Júnior
27 de Set de 2003

A catequização dos índios Kiriris, que habitam o distrito de Mirandela, município de Banzaê na Bahia, a 296 km de Salvador, fez com que a tribo perdesse algumas de suas tradições sagradas. Os jesuítas converteram os Kiriris ao catolicismo, provocando o abandono de costumes e rituais como o "Varaquidzam" e "Cabana Sagrada". O padroeiro da aldeia Kiriri de Mirandela é Nosso Senhor da Ascensão.

De acordo com dados da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anai-Bahia), os jesuítas, no entanto, conseguiram fazer com que os índios Kiriris deixassem de viver dispersos na caatinga. A reunião dos índios resultou na fundação, em 1656, do povoado de Saco dos Morcegos, localidade que hoje é conhecida como Mirandela, pertencente ao município de Banzaê.

O processo de catequização foi iniciado em 1691 sob o comando do padre jesuíta Manoel Correia. Neste ano, ele escreveu carta ao Rei de Portugal informando sobre o seu trabalho na aldeia de Mirandela, no semi-árido baiano. Em 1700, a pedido dos jesuítas, foi demarcada na região uma área 12.300 hectares, que os portugueses doaram aos Kiriris através de um alvará do rei de Portugal.

Logo após a expulsão dos jesuítas do Brasil, a situação se modificou e os índios começaram a ser ameaçados. Saco dos Morcegos foi transformada em Mirandela, nome atual da localidade, e as cidades antigas que os jesuítas ajudaram a organizar se desestruturaram economicamente. Deu-se início à ocupação das terras do interior da Bahia e do Nordeste por colonos e posseiros, que invadiram as áreas indígenas. As misturas e os conflitos entre índios e não-índios começaram a partir de então, como relatam os historiadores.

Kiriris em Canudos - No final do século XIX, em Canudos, houve uma nova tentativa de convívio entre brancos e índios na faixa de terra habitada pelos Kiriris na Bahia. O beato Antônio Conselheiro fazia contatos freqüentes com os índios Kiriris e muitos deles acreditaram nas promessas do profeta sertanejo, partindo em busca de "rio de leite e ribanceira de cuscuz".

De acordo com relato do índio Kiriri de Mirandela, Zacarias Antônio, com mais de 90 anos, o avô dele contava que a madeira levada para construir a Igreja de Canudos foi retirada da mata da localidade. Contam também que a flecha que matou o temido coronel do Exército Moreira César, conhecido como "Corta-Cabeça&", na Guerra de Canudos, teria sido disparada por índio da tribo Kiriri de Mirandela.

A Guerra de Canudos terminou em 5 de outubro de 1897 e matou muitos índios Kiriris, além dos brancos que apoiavam Antônio Conselheiro. A tribo perdeu parte do conhecimento sobre rituais como o "cururu" e os últimos índios que falavam a língua nativa da tribo, o Kipeá. Quando os sobreviventes retornaram para a área da reserva, descobriram que já não eram bemvindos e encontraram brancos por toda parte, inclusive em Saco dos Morcegos (Mirandela).

O século passado foi repleto de conflitos entre os índios Kiriris e os descendentes dos posseiros, provocando a ocupação definitiva de Mirandela após a morte do índio Adão, em 1995. Houve, em seguida, a intervenção da Funai e da Polícia Federal na reserva e a saída definitiva de todos os não-índios.

No momento, Mirandela (antigo Saco dos Morcegos) é habitada por 64 famílias de índios Kiriris e a principal liderança da tribo em Banzaê é o cacique Lázaro Gonzaga de Souza, de 63 anos. A tribo ocupa área da reserva estabelecida pela Funai e enfrenta sérios problemas com a seca na região. No povoado de Marcação, vivem mais 60 famílias e em Pau Ferro, estão 34 famílias. Há Kiriris vivendo também nos povoados de Araçá, Baixa da Cangalha, Lagoa Grande, Sacão e Cantagalo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.