VOLTAR

Vice-presidente Michel Termer acompanha ações da Operação Ágata 4 em Roraima

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
15 de Mai de 2012

O vice-presidente da República, Michel Temer, e o governador José de Anchieta visitaram na manhã desta terça-feira (15) o município de Bonfim, para acompanhar as ações civis e de saúde realizadas pela Operação Ágata 4, coordenada pelo Ministério da Defesa, executada em Roraima desde o início do mês de maio.

Também formavam a comitiva o vice-governador, Chico Rodrigues; o ministro da Defesa, Celso Amorim; os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e o embaixador, Claúdio Frederico de Matos, chefe da Assessoria Diplomática.

As autoridades foram recebidas no 1o Pelotão de Fronteira de Bonfim onde foi feita uma explanação sobre a localização do estado na faixa de fronteira e os trabalhos que já foram realizados pela operação militar.

Para o comandante de 1ª Brigada de Infantaria de Selva Lobo D' Almada, general José Luiz Jaborandy, é fundamental a presença das forças armadas na faixa fronteiriça, pois grande parte das reservas indígenas está localizada nessas regiões. "Com essas ações, podemos ter uma efetiva presença do Estado na área de fronteira, integrar as força, diminuir os crimes e aumentar a sensação de segurança na população", analisou o general.

O governador Anchieta demonstrou às autoridades sua preocupação com as constantes demarcações de terras em áreas de fronteira. "Se continuarmos com essa política, estaremos esvaziando essas regiões e isso dificulta cada vez mais a presença do Estado e a vigilância das fronteiras", destacou.

Já o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que as ações integradas, como a Ágata 4, são uma demonstração da preocupação do chefe do Executivo de Roraima. "Tivemos contatos prévios com essas situações para elaborar uma ação que sane essas dificuldades de vigiar a fronteira", ressaltou Amorim.

Segundo dados do Exército, os principais crimes coibidos durante a operação foram o garimpo ilegal na reserva indígena Yanomami, tráfico de drogas e de pessoas, descaminho e o contrabando de mercadorias nas fronteiras com a Venezuela e com a Guiana. "Até esta data [15] foram mais de oito mil abordagens em veículos, duas mil pessoas revistadas e a detenção de 11 garimpeiros em atividade ilegal", confirmou Jaborandy.

Ao final do encontro, Anchieta pediu ao Ministério da Defesa que sejam estudadas formas de acordos com as forças de segurança da Guiana para coibir a saída de veículos roubados em Roraima para Lethen. "As pessoas roubam motos em Boa Vista e ultrapassam a fronteira até Lethen para trocar por drogas, precisamos desse apoio das forças de segurança do país vizinho, para diminuir essa prática e evitar que a droga entre no estado", finalizou Anchieta.

Ágata 4: A operação é uma iniciativa do Ministério da Defesa e envolve as forças do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, além de entidades como Polícia Federal, Instituto Brasileiro e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outras.

A ação ocorre em toda a faixa de fronteira do Brasil, no período de 2 a 17 de maio, e tem como objetivo coibir atos ilícitos e garantir a presença do Estado nessas regiões. Nesta edição da operação, os trabalhos tiveram início pela faixa de fronteira Arco Norte, que inclui os estados de Roraima, Amazonas, Amapá e Pará.

Serão realizadas operações de combate ao tráfico de drogas, garimpo ilegal, contrabando, desmatamento, comércio ilegal de madeira e demais crimes ambientais. Além dos trabalhos preventivos e de repressão, serão desenvolvidos atendimentos sociais, como atendimento médico, odontológico e recreativo junto às comunidades ribeirinhas, indígenas e de fronteira.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=129318

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.