VOLTAR

Vice-governador vistoria estradas e pontes em comunidades indígenas de Uiramutã

Governo do Estado de Roraima - http://www.rr.gov.br
16 de Jan de 2013

O vice-governador Chico Rodrigues realizou, nesta terça-feira (15), uma visita a seis comunidades indígenas da região das serras no município de Uiramutã onde fez vistoria em estradas vicinais e em pontes da região.

Acompanhado do diretor do Departamento de Infraestrutura de Transporte (DEO), da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), engenheiro civil Edilson Damião Lima, e de lideranças do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiur), o vice-governador percorreu de carro mais de 120 quilômetros de estradas na região.

A visita começou pela comunidade da Pedra Branca, onde Chico Rodrigues falou a lideranças e indígenas sobre as reivindicações recebidas para melhoria das estradas, das escolas e do sistema de abastecimento de energia daquela localidade.

A região tem uma população de 460 pessoas que são atendidas por um gerador de 7KVA, o que, de acordo com o tuxaua Benício de Souza, não é mais suficiente para atender a demanda dos moradores.

"Ficamos satisfeitos com a vinda do vice-governador à comunidade, porque ele observou todas as nossas carências e vai nos ajudar a melhorar a qualidade de vida dos nossos parentes", afirmou Benício de Souza.

As comunidades do Morro e do Maracanã também receberam a visita do vice-governador e dos técnicos do governo. Na comunidade do Mutum, fronteira com a República Cooperativista da Guiana, Chico Rodrigues voltou a reunir lideranças e moradores para ouvir as reivindicações.

O tuxaua da localidade, Faustino Pereira da Silva, destacou que a recuperação das estradas é a principal reivindicação da comunidade. Ele explicou que o ônibus que atende aos estudantes parou de circular devido à falta de condições de tráfego nas estradas da região.

"A recuperação da estrada é a principal cobrança. Nossos alunos estão prejudicados, porque os veículos não têm acesso à comunidade. Temos outras reivindicações como escolas, energia elétrica de qualidade, mas queremos de imediato a melhoria da estrada", disse Faustino.

A visita terminou na comunidade de Maturuca, onde o vice-governador falou para mais de 200 indígenas. Ele também ouviu as principais cobranças como melhorias da escola e do posto de saúde, mas a principal reivindicação foi novamente a recuperação das estradas da região.

O líder indígena, Júlio Macuxi, representante do Conselho Indígena de Roraima (CIR), ressaltou que, com a homologação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, os índios estão em busca de alternativas de desenvolvimento. Para ele, uma das saídas é uma parceria com o Governo do Estado, no sentido de recuperar estradas e investir no setor agrícola, principal alternativa econômica dos povos das serras.

"A nossa reivindicação é fazer com que o Governo do Estado nos dê a estrutura necessária com estradas trafegáveis, escolas e saúde. Estes fatores vão melhorar a vida da comunidade de uma forma geral. Os indígenas sabem produzir e querem apenas ser respeitados", afirmou Júlio.

Chico Rodrigues disse que um levantamento minucioso da situação das estradas da região será feito pelo engenheiro da Seinf que o acompanhou na viagem. Ele afirmou que os trechos a serem recuperados são longos, mas garantiu que o Governo não irá medir esforços para melhorar as condições das estradas antes da chegada do inverno.

"Existe uma determinação do governador José de Anchieta para criarmos condições para que os povos indígenas possam produzir e viver melhor. Nesta região, a estrada é fundamental para o escoamento da produção. Os agricultores indígenas sabem produzir alimentos e precisam de estradas trafegáveis para vender seus produtos na cidade.

Vamos fazer todos os esforços para recuperar os pontos mais críticos e as pontes até a chegada do inverno", garantiu.

Casas de farinha e piscicultura

O vice-governador aproveitou a visita para fazer um levantamento sobre a instalação de casas de farinha na região. Ele explicou que todas as comunidades serão beneficiadas nos próximos dias com a distribuição pelo Governo do Estado de equipamentos para a instalação das casas.

Chico Rodrigues também anunciou que os técnicos da Agricultura vão preparar um estudo sobre a viabilidade da piscicultura nas comunidades da região.

Ele lembrou que na comunidade de Água Fria os indígenas estão criando peixes em escala comercial e que a ideia é introduzir o modelo como uma nova fonte de renda entre os agricultores indígenas.

"Aos poucos, estamos incentivando os indígenas e mostrando que esta é uma atividade viável. Ele dispõe de água e de mão de obra. Vamos ajudar com a assistência técnica e introduziremos a piscicultura na região", concluiu.

http://www.rr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10968…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.