VOLTAR

VI semana da Amazônia

Anna Yekare, n.1, p. 2
31 de ago de 1995

VI semana da Amazônia

Uma comitiva do Conselho Indígena de Roraima formada pelo vice-coordenador José Adalberto Silva, pelo conselheiro 'das Serras, Jacir de Souza e pela assessora jurídica do CIR, Ana Paula Souto Maior, estiveram durante duas semanas - de 1o. à 13 de maio nos Estados Unidos da América.
O principal motivo da viagem foi o convite feito pelo, Amanaka'a (veja box abaixo) para a equipe do CIR participar em Nova York da VI Semana da Amazônia.
Na VI semana da Amazônia o tuxaua Jacir Souza participou do painel sobre "Direito Terra: A Raiz do Problema". Este painel contou com a participação de Márcio Santilli, do, ISA, de Esteve Schwartzman, do EDF de ;Davi Kopenawa é de Cláudia Andujar da CCPY.
O CIR foi representado pelo seu vice-coordenador, José Adalberto, no painel sobre a Ação Ecológica, realizado -em Washington è .que contou com a participação de um representante Indígena da Guiana e de Davi Kopenawa entre outros. Aproveitando a viagem os representantes do CIR deram entrevista coletiva, na sede da ONU, `destacando a , violência policial contra as, comunidades indígenas e os abusos cometidos pelo Exército no inicio do ano.
A equipe do Conselho Indígena de Roraima manteve contato com o .Banco Mundial e com o Banco internacional de Deserivolvimento-BID para tratar de projetos para organizações indígenas. Ao mesmo tempo a doutora Ana Paula visitou a sede do Indian Law Resorce Conter, um escritório de advocacia que trabalha com direitos indígenas. A equipe do CIR manteve contato com diversos representantes de entidades de apoio norte-americanas. 'Foi iniciada uma discussão sobre a produção de um vídeo para a campanha de divulgação da demarcação da Raposa/Serra do Sol. José Adalberto, Jacir Souza e Ana Paula fizeram questão de destacar a oficiante assessoria da equipe da Amanaka'a, da jornalista ;Leda Martins e de Ari Weiduchat. Destacaram também o apoio recebido de Cláudia Andujar, Davi Kopenawa, da CCPY e de Márcio Santilli, do. ISA para que a campanha Raposa/Serra do Sol fosse apoiada e divulgada nos eventos que participaram. Somando esforços o Conselho Indígena não precisou gastar nenhum dinheiro com esta viagem, porque contou com a ajuda dos jornalistas Leda Martins e Patrick Tierney; da Pastoral Indígenista de Roraima; do Projeto da Assessoria Jurídica da Diocese de Roraima; da Coalisão da Amazônia e da Amanaka'a.

Anna Yekare , (ano 4 no.1) ago. 1995, p. 2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.