VOLTAR

VI Jogos dos Povos Indígenas terão cobertura jornalística de estudantes de comunicação -

Site da Funai
25 de Set de 2003

Estudantes do curso de Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB) entregaram ontem (24), ao organizador dos Jogos dos Povos Indígenas na Funai, Carlos Terena, uma proposta para a cobertura jornalística da sexta edição do evento, que será realizada no período de 01 a 08 de novembro, na Praia da Graciosa em Palmas (TO). Em recente experiência, os jovens fizeram a cobertura dos Jogos Pan Americanos, na República Dominicana, em parceria com o jornal Correio Braziliense. Para a sexta edição dos Jogos Indígenas, além do Correio, o grupo de oito estudantes da UCB está em contato com a Radiobrás para ampliar a proposta e dar maior visibilidade ao evento. As matérias produzidas pelos estudantes serão editadas no site da Funai (www.funai.gov.br)

Para Terena, a iniciativa é proveitosa tanto para os alunos, quanto para os veículos de comunicação, Funai e participantes indígenas já que proporcionará maior possibilidade de inserção na mídia nacional, gerando notícias sobre as manifestações culturais dos povos participantes, bem como das modalidades não praticadas pelo não-índio. "A cobertura dos Jogos é muito bem feita pela mídia internacional, onde tem espaço garantido em revistas e jornais de diversos países do mundo. Já os veículos brasileiros, cobrem muito pouco o evento, que aproxima a cultura indígena da sociedade, propõe laços de amizade, além de proporcionar o intercâmbio entre aldeias de diferentes estados do país", conclui Terena.

Em contato inicial com o coordenador do curso de Comunicação da UCB, Aylê-Salassyê, a Funai já havia aprovado a iniciativa da faculdade. Na reunião, realizada ontem (25), Aylê-Salassyê explicou que o projeto foi preparado pelos próprios estudantes, incentivados pela universidade. Pelo projeto, além de escrever matérias para jornal e rádio, os estudantes vão fotografar e gravar um vídeo documentário.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.