VOLTAR

Vereador Indígena divulga relatório do movimento indígena pela saúde

Buriti News - http://buritinewsms.com.br
02 de Out de 2013

O Vereador Eder de Alcântara (PMDB) que representa a comunidade indígena de Dois Irmãos do Buriti divulga um relatório em defesa do movimento que está sendo feito pela saúde indígena no Estado do Mato Grosso do Sul.

MOVIMENTO INDÍGENA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

EM DEFESA DA SAÚDE INDÍGENA

Ao Dr. Antônio Alves - Secretário Nacional de Saúde Indígena da SESAI-MS

Ao Dr. Ministro da Saúde - Dr. Alexandre Padilha.

Prezados Senhores,

O estado de Mato Grosso do Sul possui 73.295 indígenas (IBGE 2010), sendo o segundo estado brasileiro com o maior numero de população indígena do país, com inúmeros casos de assassinatos de lideranças indígenas, suicídios, desnutrição, violências de todos os tipos, além dos inúmeros acampamentos indígenas em beiras de rodovias, na luta pela demarcação. Como se não bastasse estamos vivenciando e presenciando o COLAPSO da saúde indígena em nosso estado. Reconhecemos que houve melhorias nos investimentos financeiros para a saúde indígena em nosso estado nos últimos 03 anos e paralelamente retrocesso pelo sucateamento da estrutura e precariedade no atendimento da nossa população.

Diante desse quadro, o movimento indígena do estado de Mato Grosso do Sul, que estão mobilizados na sede do DSEI desde o dia 18/09/2013 e nas bases com mobilizações em rodovias, Polos Bases e comunidades indígenas, solicitamos o afastamento e exoneração do senhor Nelson Carmelo da coordenação do DSEI/SESAI/MS, em função do desmando, autoritarismo, ameaças, assedio moral e sexual, que em nosso entendimento não tem as mínimas condições de continuar frente à saúde da nossa população. Reafirmamos que a saúde indígena de quase 75 mil indígenas está em colapso em Mato Grosso do Sul e isso é de conhecimento da SESAI Brasília, Ministro da Saúde e Presidência da República, e que se não tomarem as devidas providencias no mínimo estão coniventes e são corresponsáveis com o caos e prejuízos irreparáveis causados às famílias indígenas.

Certos da atenção e providencias imediatas, aguardamos respostas.

MOVIMENTO INDÍGENA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

EM DEFESA DA SAÚDE INDÍGENA

RELATÓRIO

1" DIA

Nós lideranças indígenas chegamos ao Distrito Sanitário Especial Indígena em Campo Grande às 08h30min, entramos, procuramos uma sala maior, pedimos educadamente aos 04 funcionários que lá estavam para que saíssem por um instante e pudéssemos discutir entre nós sobre a nossa acomodação e estratégias do dia, focando para o objetivo do movimento que é a solicitação de afastamento do senhor Nelson Olazar da coordenação dessa pasta tão importante que é cuidar da saúde de nosso povo pois, o mesmo vem "brincando" e desrespeitando as nossas lideranças e a nossa organização social.

Além disso, avaliamos e discutimos também, sobre a situação dos demais funcionários dessa casa e entendemos que os trabalhos que os mesmos desempenham são de suma importância e existem processos em andamento e prazos que devem ser cumpridos, portanto ficou decidido que os mesmos deverão permanecer em seus postos de trabalho e estarão garantida a integração física e a tranquilidade em seus ambientes de trabalho, sem perturbação por parte do movimento.

Ficou definido também que ficaremos acomodados na antessala do gabinete e na garagem externa do prédio durante o dia e a noite poderá acomodar em outras salas.

Ficou acordado também sobre a preservação do prédio, materiais e equipamentos existente no DSEI, sem nenhum tipo de depredação e ou extravios de documento e objetos dispostos sobre as mesas e armários.

Após essas definições e sem nenhum acesso ou contato por parte do coordenador fomos até a sala da Coordenação, solicitamos que outras lideranças indígenas que estavam reunidas participando da comissão responsável pela organização da conferencia de saúde indígena nos acompanhassem ate a sala do coordenador.

Adentramos à sala e mediante as justificativas apresentadas pelas lideranças indígenas em função do caos que se encontra a saúde indígena em nossas aldeias e o descrédito desse coordenador perante as nossas lideranças, o mesmo foi informado que não o queríamos mais frente à saúde indígena do nosso povo e que fosse humilde se retirasse solicitando a sua exoneração da função.

Nesse momento chega no local a Policia Federal, pois o senhor Nelson já havia chamado, demonstrando mais uma vez incapacidade e incompetência e que o mesmo após 13 anos de saúde indígena não sabe e nem aprendeu a lidar com o nosso povo.

Às 12 horas o senhor Nelson sai do prédio e determina de forma arbitraria e com ameaças de punição e demissão para que "todos os funcionários esvaziassem o prédio".

http://buritinewsms.com.br/index.php/component/k2/item/7196-vereador-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.