VOLTAR

Vereador denuncia que agentes de saúde indígenas estão sem receber

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=61397
06 de Mai de 2009

A falta de pagamentos há quatro meses de agentes de saúde em comunidades indígenas, em Boa Vista, foi alvo de denúncia do vereador Telmário Mota (PDT) na sessão de ontem da Câmara. Ele usou a tribuna para informar que esteve em várias localidades no final de semana e constatou a situação dos profissionais.

O pagamento, conforme o parlamentar, deve ser efetuado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). "Esses pais de famílias estão abandonando os postos de saúde para poder pescar e caçar a fim de manter suas famílias", disse o vereador, que citou como exemplos as comunidades de Vista Alegre, Milho e Lago Grande.

Segundo ele, a situação tem causado transtornos também à população que, quando procura as unidades de saúde, não consegue atendimento. "Esses pacientes acabam vindo para os hospitais dentro da cidade", salientou.

O problema já foi relatado por ele ao presidente da Funasa, Marcelo Lopes, que explicou que existe um problema no convênio entre a Fundação e o CIR (Conselho Indígena de Roraima). "Não é possível que qualquer problema seja capaz de tardar tanto e de atrapalhar a vida dessas pessoas que dependem de seu trabalho", frisou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.