VOLTAR

A verdade crua do Triângulo Tukano

A Crítica (Manaus-AM)
Autor: Rogério Pina
11 de Fev de 1990

Entrevista concedida ao jornal A Crítica por Álvaro Tukano, liderança indígena e representante do Triângulo Tukano, organização indígena composta por representantes das áreas de Pari-Cachoeira, Iauaretê e Taracoá. Durante a entrevista, Álvaro critica o Projeto Calha Norte que beneficiou apenas os militares e os grandes comerciantes da região, desrespeitando os interesses das populações indígenas; a Funai, que não disponibiliza os recursos necessários para o trabalho de seus funcionários que atuam no dia a dia com as comunidades indígenas; a Igreja Católica e seu papel na região, onde os padres violam os direitos culturais dos índios e abusam de seu poder local; e, denuncia a invasão de garimpeiros, incentivados por comerciantes da região.
As críticas e denúncias realizadas por Álvaro direcionam à reivindicação de um programa, por parte do governo, que funcione com a participação direta das comunidades indígenas, a fim de defender seus direitos culturais e territoriais, com ações como a delimitação das áreas indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.