VOLTAR

Verbas para a Funai

Jornal do Tocantins-Palmas-TO e Agência Câmara e Agência Brasil-Rio de Janeiro-RJ
19 de Abr de 2002

Em audiência realizada ontem na Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, na Câmara Federal, em homenagem ao Dia do Índio, lideranças de diversas tribos indígenas solicitaram mais investimentos na Fundação Nacional do Índio (Funai), responsável pelas políticas públicas nesta área, bem como uma participação mais efetiva nas discussões do Estatuto do Índio, assunto em que, segundo os líderes, não há unanimidade entre eles. O representante do Conselho Nacional dos Povos Indígenas (CNPI), Sebastião de Souza, anunciou a realização do 1o Encontro Bienal dos Povos Indígenas da América Latina, em agosto, que discutirá questões como o investimento estatal em projetos para populações indígenas e o cumprimento de leis que assegurem seus direitos.

Ticuna
O Ministério da Educação está homenageando o índio com a exposição Projeto Educação Ticuna, no hall de entrada do prédio principal em Brasília. A mostra reúne fotos, textos explicativos, fotocópias de desenhos e a reprodução de textos escritos pelos índios em suas salas de aula. Inclui materiais elaborados pelos professores indígenas e artefatos produzidos pelos Ticuna, como esculturas em madeira, bonecas feitas de entrecascas de árvore e de cerâmica e instrumentos musicais.

Também ontem, índios da nação Xerente e estudantes do Centro de Ensino Médio Luterano de Palmas (Ceml) dividiram o mesmo espaço, no palco do auditório da escola, onde apresentaram danças típicas como a da Sucuri, da Estrela e das Curvas. Segundo a professora Shirley de Amorim Próspero, uma das idealizadoras do evento, além de um passo a caminho da interação respeitosa de ambas as culturas, o encontro foi uma retribuição dos índios a uma recente visita feita por uma comitiva de aproximadamente 100 alunos, que cursam a 7ª série, a uma aldeia da nação Xerente em Tocantínia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.