VOLTAR

Venha passear entre as borboletas

Campos de Jordão - www.camposdojordao.com.br
04 de Out de 2010

Localizado no caminho do Parque Estadual de Campos do Jordão, há três anos, permite a visitação, contemplação e o passeio em meio a esses insetos muito apreciado, cheio de simbologia e misticismo. Atualmente, o viveiro possui um total de 35 espécies, que são avistados conforme os ciclos do ano: primavera-verão e outono-inverno.

Mas antes de visitar as borboletas dentro de um ambiente formado, com espécies de plantas regionais propícias para o seu desenvolvimento e mutação, os visitantes assistem ao vídeo que apresentam um pouco sobre as borboletas, seu desenvolvimento, criação e a função do Borboletário, além de orientações quando entrarem no viveiro.

O borboletário é um projeto de Sandra Gatta e seu esposo que buscavam formatar um empreendimento que unisse as três diretrizes: educação ambiental, a conscientização ecológica e lazer; após uma viagem ao Museu de Arte Natural de Porto Rico, conheceram um borboletário e decidiram que esse era o que desejavam.

Após pesquisa com biólogos, foram selecionadas 35 espécies da região que além de ser um atrativo turístico, boa parte de suas proles são liberadas no ambiente para a revitalização da flora local, importante na sua perpetuação. Fundado em 2007, o Borboletário Flores que Voam, ainda é um empreendimento particular mantido, principalmente, com a renda obtida pela visitação do viveiro.

As visitações devem ser feitas das 10h às 15h, em dias ensolarados, já que as borboletas só voam com a presença do sol, que é fonte para a sua força motriz, o que permite as espécies baterem suas asas, além de serem acompanhadas por monitores que apresentam as variadas fases de mutação das borboletas desde o ovo até o imago ou borboleta adulta.

O Borboletário Flores que Voam fica na Av. Pedro Paulo, 7997 (na Estrada do Horto Florestal). Os ingressos custam 18,00 (Adulto - Promoção), R$ 24,00 (Inteira), R$ 12,00 (Crianças de 07 a 10 anos, estudantes com carteirinha e 3ª idade acima de 60 anos) e Crianças abaixo de 07 anos não pagam. - Informações pelo telefone (12) 3663-4222.

http://www.camposdojordao.com.br/leitor_noticia.php?not_id=705

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.