VOLTAR

Vencedor do concurso, projeto prevê museu e restaurante panorâmico em hotel no Parna da Tijuca

ICMBio - www.icmbio.gov.br
15 de Set de 2009

O Parque Nacional (Parna) da Tijuca e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), seção Rio de Janeiro, acabam de escolher o projeto vencedor do concurso de revitalização do complexo turístico do Hotel das Paineiras, que fica no interior do parque. A proposta vitoriosa prevê uma nova estação de transferência, com estacionamento para vans, táxis e carros particulares, além de um museu ao ar livre e um restaurante panorâmico.

O arquiteto Guilherme Motta, sócio do escritório Estudio América, de São Paulo, que venceu o concurso, explica que um dos fundamentos do projeto é aumentar o tempo de permanência de turistas e hóspedes no parque, que abriga, entre outras atrações, a estátua do Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Os 90 quartos originais do Hotel das Paineiras - inaugurado por dom Pedro II junto com a Estrada de Ferro do Corcovado, em 1884 - serão transformados em 40 apartamentos que ocuparão os andares originais. Já os do terceiro andar, que foram acrescentados nos anos 80, darão lugar a um grande restaurante panorâmico. Esse bloco da cobertura terá um estilo contemporâneo, diferente da arquitetura original da construção, que não é tombada e que já passou por diversas descaracterizações.

No andar térreo do hotel, a ideia é remover uma parede para permitir a entrada da luz natural e transformar o pedaço de uma grande rocha em pano de fundo do saguão da recepção. Todas as áreas do complexo serão integradas por um circuito formado por uma cobertura-jardim, com estrutura metálica e piso de madeira certificada.

O Hotel das Paineiras já hospedou personalidades famosas como a atriz Sarah Bernardt e os presidentes Getúlio Vargas, Washington Luiz e Café Filho. Em 1969, o lugar serviu de concentração para a seleção brasileira de futebol que ganhou o tricampeonato no México um ano depois. A partir dos anos 70, entrou em decadência e foi fechado.

CONCURSO - Para dar nova vida ao complexo até 2011, o IAB, a pedido do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, organizou um concurso público aberto a profissionais de todo o País.

Coordenado pelo arquiteto Fernando Alencar, o concurso contou com a participação de 148 projetos de 30 cidades. Por unanimidade, ganhou o escritório paulista Estudio America, que levou R$ 20 mil de prêmio.

Com o novo projeto, a ideia é transformar o hotel em um espaço que possa ser usado para pequenos eventos, convenções e hospedagem de turistas e moradores da cidade que queiram curtir o ar da montanha, no meio da floresta, com vista para o mar. Será uma espécie de centro de lazer, com exposições, shows, bar, restaurante, café, lojas de souvenir e tudo o mais que proporcione conforto e diversão aos visitantes.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que conseguiu do governo estadual a garantia de que comunidades do entorno - como Guararapes e Cerro Corá - serão pacificadas. "Além de arrematar pendências jurídicas que envolviam o imóvel, uma das minhas preocupações foi garantir a segurança", afirmou Minc, lembrando que outra preocupação do projeto foi organizar o grande fluxo de veículos que circulam diariamente pelo Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil.

Serviço: A cerimônia de premiação dos vencedores do concurso público de projetos para o complexo do Hotel Paineiras será no dia 25, sexta feira, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, secção RJ, com a presença do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc. Em breve divulgaremos as imagens do projeto vencedor.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.