VOLTAR

vc repórter: estrada na Bahia está bloqueada por índios

Terra Trânsito - http://noticias.terra.com.br/transito
04 de Ago de 2009

Cerca de cem índios pataxós e tupinambás bloqueiam um trecho da BR-367, que liga Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália (BA), desde o início da manhã desta terça-feira. Até as 15h30, segundo a Polícia Militar, o tráfego da via permanecia impedido na região da Orla Norte de Porto Seguro.

O motivo do protesto é, entre outros casos policiais não solucionados, um acidente de trânsito que causou a morte de um índio há duas semanas na cidade. Vindos da aldeia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, os índios colocaram um tronco de árvore para impedir a passagem dos carros e mostraram faixas e cartazes aos motoristas, exigindo justiça no caso.

Segundo a Polícia Militar, os índios chegaram em dez vans e dois ônibus e bloquearam a rodovia nos dois sentidos do tráfego. A PM fez o policiamento durante a manhã para evitar confrontos, mas teve de aguardar um posicionamento da Polícia Federal para negociar com os índios.

Às 15h, o líder Gerdion Santos Nascimento, conhecido como cacique Aruã, entrou em reunião na sede da Funai em Porto Seguro com juízes e autoridades de segurança das duas cidades e com do Estado para negociar uma saída para o impasse.

Alguns motoristas estão utilizando um desvio pelo bairro Alto do Mundaí como alternativa à BR, de acordo com a PM.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.