VOLTAR

vc repórter: copa indígena encerra atividades do Vivaldão, no AM

Esportes Terra - http://migre.me/d0T2
Autor: Anderson Santos
01 de Dez de 2009

A Copa Indígena de Futebol, realizada em Manaus (AM), é um dos eventos oficiais que encerrará as atividades no estádio Vivaldo Lima, que será demolido para a construção de um complexo desportivo para a Copa de 2014. A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira e os jogos acontecem até o dia 6 de dezembro.

Conhecido popularmente como "Vivaldão", o estádio abrigará a fase final do campeonato, já que as disputas eliminatórias ocorrerão em outros dois campos. Dez equipes, provenientes também de outros municípios, como Baixo Amazonas, Alto Rio Negro, Purus, Alto Solimões e Madeira, participam do torneio.

Os times foram divididos em duas chaves. A chave "A" é composta por Tabatinga, São Paulo de Olivença, Autazes, Manaus e Santo Antônio do Içá. Já na chave "B" estão Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Nhamundá, Barreirinha e Borba.

"A abertura contou com o desfile das equipes e, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado em língua Ticuna, aconteceu o primeiro jogo da Copa entre as equipes Manaus e São Paulo de Olivença", conta o internauta Anderson Santos.

A Copa Indígena, realizada pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), com o apoio da Secretaria de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), antecede os Jogos Indígenas do Amazonas, programados para a segunda quinzena de fevereiro de 2010.

Arena Multiuso

O projeto para reconstrução do estádio, desenvolvido pela GPM, empresa de arquitetura alemã, inclui obras baseadas na sustentabilidade econômica, segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Sistema de economia de água, ventilação e refrigeração natural, uso da luz do dia e iluminação são algumas das metas dos idealizadores.

Atualmente, o Vivaldo Lima comporta 32.000 torcedores e, após as reformas previstas, a capacidade será ampliada para 40.550. O Governo estima investir R$ 580 milhões no projeto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.