VOLTAR

Vazamento de asfalto em obra da Tamoios atinge Parque Estadual da Serra do Mar

G1 - https://g1.globo.com/
17 de Jan de 2018

Vazamento de asfalto em obra da Tamoios atinge Parque Estadual da Serra do Mar
Empresa será multada, mas o valor ainda não foi estipulado. Cetesb considerou que, além do vazamento, houve demora para o acidente ser informado.

G1 Vale do Paraíba e Região

Um material oleoso usado na aplicação de asfalto escorreu durante a instalação na Rodovia dos Tamoios e atingiu uma área de brejo do Parque Estadual da Serra do Mar na noite desta terça-feira (16). O vazamento atingiu alguns animais, segundo testemunhas. A Cetesb informou que irá multar a empresa Queiroz Galvão, responsável pela obra. A firma informou que fez a limpeza da área. (leia mais abaixo)

O vazamento ocorreu na altura do 65 após chuva, na altura de Paraibuna. Os funcionários relataram à Polícia Ambiental que estavam cobrindo uma parte do solo com piche, que demora a secar. Com a água, o material foi levado para o manancial.

Os trabalhadores entraram na água para retirar os materiais durante a noite e de manhã. Nas imagens obtidas pelo G1, aparecem um sapo coberto por óleo e funcionários que fizeram a retirada com as roupas sujas dos produtos.

Uma equipe da Cetesb esteve no local na tarde desta quarta-feira e acompanhou a remoção do que sobrou do material. De acordo com a companhia, como o material é viscoso, não percorreu grande extensão.

"A maior parte do material ficou retida em uma caixa de contenção de vazamentos, ainda que a comporta de tal caixa não estivesse concluída, a mesma foi fechada de forma improvisada com madeira tipo compensado, e parte do material ficou acumulado em uma área brejosa", diz trecho de nota enviada pelo órgão.

A Polícia Ambiental informou que esteve no local e deverá fazer um documento para enviar à Cetesb. Nesta quarta, os materiais já haviam sido retirados.

Multa

Ainda de acordo com a Cetesb, a companhia está calculando o valor da multa e vai considerar como agravantes a demora na comunicação do ocorrido e a sensibilidade da área afetada, localizada dentro do parque.

Além da multa, a empresa deverá limpar a área, descartar os resíduos corretamente e a prevenir novas ocorrências.

Outro lado

A empresa Queiroz Galvão informou que tem contenções no local para evitar acidentes, mas que a "chuva torrencial" avançou sobre as estruturas.

"O volume elevado de chuva em um curto espaço de tempo, principalmente entre 17h e 18h, ultrapassou as barreiras e contenções feitas previamente e um pequeno brejo próximo recebeu uma parcela de água com impermeabilizante", disse em nota.

A construtora disse que adotou um plano de emergência, com a colocação de "contenções físicas e barreiras absorventes para conter o escoamento da água e viabilizar a remoção do impermeabilizante."

Segundo a empresa, o material foi "quase que totalmente retirado do brejo" e técnicos´"avaliaram o local e constataram que todas as medidas adequadas foram tomadas."

A construtora disse ainda que "segue todos os procedimentos de segurança exigidos para a sua atividade e que possui técnicos treinados para atuar com rapidez em situações do gênero."

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/vazamento-de-asf…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.