VOLTAR

'Vamos ao diálogo', diz Cardozo sobre desocupação de fazenda

G1 - http://g1.globo.com/
05 de Jun de 2013

Ministro da Justiça está em MS para acompanhar reintegração de posse.
Equipes da Força Nacional e da PF irão acompanhar desocupação de área.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que a intenção é tentar o diálogo para desocupação da fazenda Buriti, em Sidrolândia, invadida por índios terena. Cardozo chegou esta manhã a Campo Grande e irá sobrevoar a área da propriedade rural. A reintegração de posse será acompanhada por 110 integrantes da Força Nacional e 100 policiais federais.

"Vamos ao diálogo, vamos à conversa, sem exaltação", disse Cardozo. Segundo o ministro, essa foi a orientação da presidente Dilma Rousseff (PMDB). "Viemos aqui para dialogar e reunir forças, não é de forma violenta que se resolvem situações de conflito, pelo contrário, isso prejudica, atrapalha".

O ministro disse que veio ao estado para uma missão. "Não só auxiliar o governo do Estado naquilo que for necessário para manutenção da ordem pública, como também dialogar com as lideranças de todos os lados; conflito, violência, não gera resultado para lado nenhum".
Cardozo disse que amanhã irá reunir-se com membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e lideranças partidárias. "Vamos discutir os conflitos agrários de forma pacífica".

Segundo assessoria do ministério, ele irá sobrevoar a região, em Sidrolândia, e depois, deve conceder entrevista na governadoria do Estado, em Campo Grande. Ele deve ficar em Mato Grosso do Sul até 13h.

Na terça-feira (4), o ministro anunciou o envio de integrantes da Força Nacional para auxiliar na ação, que deve ser feita de forma pacífica pela Fundação Nacional do Índio (Funai), conforme determinação da Justiça Federal. O pedido de envio dos homens foi feito pelo governador do estado, André Puccinelli (PMDB). No total, 110 integrantes da Força Nacional e 100 policiais federais vão auxiliar no trabalho. O resto do grupo segue para Sidrolândia de ônibus e avião.

Mais cedo, um avião com aproximadamente 50 integrantes da Força Nacional pousou na Base Aérea de Campo Grande, parte do grupo que irá reforçar a segurança durante a ação de desocupação.

Segundo o ministro, em entrevista na terça-feira (4), não há prazo para definido para atuação da Força Nacional na região. "eles ficarão o tempo necessário".

Conflito

Na noite de terça-feira (4), um índio terena foi ferido com um tiro nas costas, próximo da fazenda São Sebastião, em Sidrolândia. O homem, de 34 anos, foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande e está no setor de emergência. Até ontem, segundo assessoria do hospital, ele estava consciente e orientado, mas a situação requer cuidados, pois a bala está alojada na coluna cervical.

No dia 30 de maio, o índio terena Oziel Gabriel morreu em confronto com a policia, durante a reintegração de posse da fazenda. A área foi reocupada pelos índios terena.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/06/vamos-ao-dialogo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.