VOLTAR

Vale do Ribeira prepara pescaria ecológica

JT
14 de Set de 1996

Vale do Ribeira prepara pescaria ecológica
Campanha de preservação do rio Ribeira de Iguape

Um torneio de pescaria ecológica vai agitar o Vale do Ribeira no próximo fim de semana (dias 21 e 22). O campeonato será em Barra do Juquiá, às margens do Rio Ribeira de Iguape, no Litoral Sul de São Paulo. Serão distribuídos prêmios tanto entre as pessoas que pescarem peixes, dentro das medidas permitidas por lei, quanto aquelas que "pescarem" lixo do rio. O objetivo do evento é alertar a população do Vale do Ribeira sobre a importância da preservação do Ribeira de Iguape e da reconstituição da mata na beira do rio. ''Queremos também criar na população o hábito de soltar os peixes pequenos de volta no rio", explica o organizador do evento Marcos Magnani.
Os pescadores interessados em participar do torneio - em duplas deverão doar seis mudas de árvores nativas, preferencialmente frutíferas, que serão plantadas nas margens do rio, onde a vegetação nativa foi destruída para o plantio de bananeiras e a implantação de portos de areia, atividades que estão provocando a degradação do rio. "Basta um passeio pelo rio para encontrar centenas de sacos de defensivos agrícolas usados nas plantações de banana. Isso está provocando a mortandade dos peixes", explica Magnani.
Com a retirada da vegetação nativa, estão desaparecendo espécies de peixes como a piabanha, que se alimenta basicamente de frutos de árvores que caem na água, Os portos de areia - espécies de fabriquetas rudimentares para retirada de areia do fundo do rio - também estão agravando o assoreamento do Ribeira de Iguape. "Quase todos os portos de areia são clandestinos e não têm caixa de decantação de areia, o que é obrigatório. Eles retiram a areia e devolvem a água para o rio cheia de detritos, que estão turvando as águas", diz Magnani.

SERVIÇO
O torneio de pesca para recuperar o Rio Ribeira de Iguape vai ser realizado nos dias 21 e 22 de setembro em Barra do Juquiá e começa às 11h. O 1o prêmio será um barco de fibra. Os demais premiados receberão equipamentos de pesca. Informações e inscrições pelos telefones (011)536-0722 (Revista Troféu Pesca) ou (011)815-6155.

JT, 14/09/1996, p. 14A

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.