VOLTAR

V Jogos dos Povos Indígenas terá a participação de 56 etnias

Site da Funai
26 de Jul de 2002

Os V Jogos dos Povos Indígenas, hoje considerado o maior evento desportivo cultural tradicional dos povos indígenas em toda a América, será realizado de 15 a 21 de setembro próximo, na praia do Crispim, município de Marapanim, no Pará. O evento tem o patrocínio do Ministério do Esporte e Turismo, através da Secretária Nacional do Esporte em parceria com a Secretária Executiva de Esporte e Lazer - SEEL (Pará), com apoio da Fundação Nacional do Índio-Funai e do Comitê Intertribal.

A quinta edição dos Jogos Indígenas terão a participação de mais de mil atletas de 56 etnias indígenas de diversos estados brasileiros, que estarão falando mais de 40 línguas diferentes: Aikewara, Anambé, Apyterewa, Assurini, Arara, Arewetê, Kayabi Kyikatêjê, Kuruaya, Parakanã, Panará, Xikrin, Wai Wai, Guarani, Gavião, Tembé, Kayapó do Pará; Kokama, Kambeba, Matis, Mayoruna, Quéchua, Tikuna, do Amazonas; Yanomami, de Roraima Waiãpi, do Amapá; Ashaninka, Kaxinawá, Jaminawá, Shanenawá, Machineri, do Acre; Apinajé, Karajá, Krahô, Kararaô, Tapirapé e Xerente, do Tocantins; Awetí, Bakairi, Bororo, Paresi, Cinta Larga, Enawêne Nawê, Kaiowá e Kadiweu, Xavante e Rikbatsa, do Mato Grosso; Ikpeng, Juruna, Kaiabi, Yawalapití, Kuikuru, Kamayurá, Waurá e Kalapalo do Xingu/MT; Kanela, do Maranhão; Pataxó, da Bahia; Suruí, de Rondônia; Terena, do Mato Grosso do Sul.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.